A Receita Federal inaugurou o uso da tecnologia do atendimento inteligente, mais conhecido como chatbot, um software que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat, atendendo as necessidades de forma rápida.
Para este fim, a Receita Federal criou um canal na plataforma Telegram, chamado de Receita Federal Oficial, onde os cidadãos poderão solicitar serviços relacionados ao CPF, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise e conclua o processo de solicitação.
Os serviços relacionados ao CPF que estarão disponíveis neste momento são: Atualização/alteração de dados; Regularização; Segunda via; Informação do número do CPF; Consulta à situação cadastral e Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso);
O objetivo é ampliar a comodidade ao contribuinte, trazendo maior agilidade e diminuindo o tempo de resposta e resolubilidade de problemas em relação ao CPF. Isso porque a utilização desse software inteligente (chatbot) traz maior garantia de assertividade, uma vez que o cidadão finaliza a conversa mediante o cumprimento de todos os requisitos necessários para que a área responsável da Receita Federal analise essas solicitações.
​A partir de 20 de julho de 2020, basta que o cidadão faça o download do aplicativo Telegram no celular, procure o canal Receita Federal Oficial e inicie o atendimento sem sair de casa. Essa medida reforça a importância de evitar que as pessoas se desloquem para algum posto, agência ou centro de atendimento da Receita Federal, protegendo a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.
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