Familiares e amigos lembram os 36 anos da morte de Sílvio Porto, personalidade emblemática da magistratura paraibana

Imagem Substituída

Há exatos 36 anos, no dia 14 de maio de 1984, a Paraíba perdia uma das figuras mais emblemáticas de sua magistratura. Sílvio Pélico Porto, nascido em Guarabira, foi lembrando por familiares e amigos nesta quinta-feira (14) através das redes sociais. O ex-prefeito da cidade de Guarabira, ex-deputado estadual, professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) recebeu diversas homenagens.

Imagem reprodução redes sociais

Sílvio, que tem diversas construções públicas em homenagem ao seu nome espalhadas pela Paraíba, como a praça Desembargador Sílvio Porto (bairro de Manaíra, João Pessoa), Estádio Municipal Sílvio Porto, em Guarabira, Centro Penitenciário Sílvio Porto, em João Pessoa, e o Fórum Eleitoral da 10ª Zona Sylvio Pélico Porto, em Guarabira, completaria 99 anos nesta quinta.

Em homenagem a data, o jornalista Pelo Cavalcanti escreveu uma crônica sobre essa figura icônica. Confira:

Homem sem vaidades, de personalidade afável, cortes, distribuía sua inteligência e conhecimentos nos mais diversos recantos desse estado e, em particular desta cidade, onde pontificava das tribunas às mesas dos bares, sempre cercado de intelectuais, ansiosos para desfrutar de sua convivência esclarecedora, generosa e bonachona.

Era quase um mito da vida pública paraibana e seu talento serviu a muitas gestões em cargos de relevância de onde encontrava soluções brilhantes para os muitos problemas do estado.

Humanista, com essa postura defendeu fracos e oprimidos, o que lhe rendeu retaliações, as mais mesquinhas, de inspiração autoritária, quando perdeu seus direitos políticos como deputado e professor da UFPB.

Conservou essa postura de cavaleiro andante por toda vida cuja armadura jamais despiu diante dos desafios que a vida lhe impôs, e com sua lança enfrentou moinhos e gigantes na melhor interpretação de Cervantes.

Silvio Porto foi redimido por Tarcísio de Miranda Burity que o nomeou desembargador para brilho e honra da Justiça paraibana.

Familiares e amigos recordam hoje sua passagem gloriosa e suas virtudes celebradas como patrimônio de um estado cada vez mais carente de personalidades como a deste Senhor que soube ser tudo na vida sem perder a humildade.

Um brinde ao boêmio sóbrio, que abrilhantou as mesas e iluminou as mentes e as noites desta cidade.

Escrito por: Edney Oliveira

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo