Em tempos de emergência de saúde, solidariedade. Foi assim que a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA), na Paraíba, decidiu colaborar para o enfrentamento do coronavírus no Estado. A instituição produziu e vai doar álcool líquido com concentração de 70% de etanol para a Secretaria Municipal de Saúde de Areia. A entrega ocorrerá sexta-feira (20), e o material será utilizado na desinfecção de superfícies e equipamentos.
Para colocar em prática tal iniciativa, a APCA está utilizando o produto que é gerado durante a fase inicial de destilação da produção da cachaça – a chamada “fração cabeça”. Esse fluido possui alta concentração de metanol, um tipo de álcool muito tóxico, que é descartado durante o processo de destilação. Geralmente, os engenhos reservam a “fração cabeça” à produção de álcool combustível para demanda própria.
Conforme o químico industrial e responsável técnico do Engenho Triunfo, Thiago Baracho, foram doados 100 litros do produto para a transformação em álcool, cuja matéria-prima foi fornecida pelos engenhos que integram a APCA. A Associação agrega onze produtores de cachaça da cidade, todos devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todo o processo foi realizado no Engenho Triunfo, que também integra a associação.
Nessa primeira leva, a entidade conseguiu produzir o equivalente a 200 frascos de 500ml de álcool etílico a 70%. “A gente ainda tem uma reserva que pode ser usada para novas destilações. Enquanto tivermos condições de produzir, essa doação será mantida para esse momento de crise”, afirma Thiago Baracho.
Enfrentamento ao COVID-19
De acordo com a secretária de Saúde de Areia, Juliana Viegas, a pasta está trabalhando no enfrentamento à Covid-19 (doença provocada pelo Sars-Cov-2) e, recentemente, intensificou os protocolos de higienização dos serviços. Tal medida exigiu o aumento da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de insumos, como o álcool gel e demais desinfectantes, incluindo-se aí o álcool líquido a 70%.
“Assim como os demais municípios do País, nós estamos encontrando dificuldade na compra desse material. Tendo ciência da nossa realidade, a APCA-PB resolveu, entre os seus produtores, fabricar e doar à Secretaria Municipal de Saúde o álcool líquido a 70%. A gestão municipal fica muito agradecida por essa atitude louvável diante desse momento de colapso epidemiológico que estamos vivenciando”, declarou Juliana Viegas.
O material doado será utilizado na limpeza de superfícies e alguns equipamentos do Hospital Municipal Hercílio Rodrigues, das 10 unidades de saúde do município, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do prédio onde funciona a Secretaria de Saúde de Areia. A próxima doação de álcool líquido produzido pela APCA ocorrerá em abril.
Escrito por: Edney Oliveira

