A realidade da Paraíba: Calvário se transforma em minissérie com estratégia seriada do MP/Justiça ; quando a vida retornará à normalidade ?
O sentimento coletivo predominante em setores da sociedade no Estado da Paraíba é de que o Ministério Público e/ou setores da Justiça adotaram uma estratégia própria de vazamento seletivo da Operação Calvário apurando desvios de milhões de recursos públicos da Saúde transformando o processo como num seriado continuado de TV/redes sociais em dosagem mínima, vez em quando estratosférica.
A espetacularização incide em ser ambiente apropriado para inseguranças e altas tensões constantes promovendo a tendência à “condenação” antecipada pela população de citados, mas tendo acusações contestadas por muitos de forma veemente.
Das muitas declarações advertindo para a punição antecipada está a do presidente da Assembléia Legislativa, Adriano Galdino, lembrando que delação de culpados não se constitui em prova porquanto são prováveis acusações diversas sem dados comprobatórios anexos. Acusações, indícios ou suposições não são provas, arremata.
DOSE DUPLA PARA GOVERNO
O fato é que o Governo tem necessitado usar da sua energia de forma constante para dar conta das muitas políticas normais nos setores fundamentais, como segurança, saúde, educação, infraestrutura, etc, ao mesmo tempo conviver com o formato de minissérie da Calvário transformando tudo em dose dupla de atenção.
Neste contexto ainda há o papel da mídia, ultimamente tomada de centenas de endereços de redes sociais fomentando “fake news” o tempo inteiro transformando todo cenário em caos sem apuração dos fatos, mas disseminando mentiras se impondo como (in)verdades.
CONDUÇÃO SERENA
As autoridades precisam refletir e agir mais sobre esta conjuntura policialesca desmedida, quem sabe agindo sem os efeitos da espetaculização de fatos para contribuir assim com a normalidade da vida.


