Tibério Limeira: desafios a exigir coragem e diálogos com movimentos organizados de todo Estado
O vereador de João Pessoa, Tibério Limeira, está diante de um grande desafio à vista, ao ser convidado e ter aceito assumir a Secretaria de Desenvolvimento Humano na nova fase posta depois da implosão do PSB e do rompimento entre o governador João Azevêdo e o ex-governador Ricardo Coutinho, cujo processo ainda não foi encerrado.
Tibério Limeira é da nova safra de líderes políticos de João Pessoa, ainda jovem, com uma trajetória bem resolvida de militante socialista, muito envolvido com os movimentos sociais e até das artes – é um pandeirista de primeira, de família de artistas -, por isso seus passos na Secretaria exigem a adoção de políticas públicas com diálogos ampliados.
HISTÓRICO DE LUTAS
O governador João Azevêdo fez uma “escolha a dedo”, como diria meu pai Antônio Cândido vendo as cenas políticas da Torre, porquanto Tibério Limeira simboliza renovação, militância efetiva e sensatez ao longo de sua trajetória, por isso suceder uma área comandada anteriormente por Cida Ramos não significa cuidar de políticas distantes do seu metiê.
O que difere tudo é que, ao invés de cuidar dos bairros sensíveis de João Pessoa, agora ele vai tratar de 223 municípios numa escala infinitamente maior, mas a exigir empenho e engenhosidade porque é nesta área onde estão os movimentos sociais atacados pelo bolsonarismo a merecer proteção assegurada.
Trocando em miúdos, João Azevêdo acerta na escolha do novo secretário pelo perfil e histórico de um agente político comprometido com a inclusão social ampla, geral e irrestrita.
EM TEMPO
Com a convocação de Tibério Limeira ascende na Câmara Municipal o suplente Zezinho Botafogo, um guerreiro das bases populares.
ÚLTIMA
“Os tubarões de Pernambuco/
não toleram surfistas …”