Em em sessão extraordinária, presidida pelo conselheiro Arnóbio Viana, na manhã desta quarta-feira (28), o pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) escolheu a sua lista tríplice. A vaga em disputa é a do conselheiro Marcos Antônio Costa, que ficou em aberto após o seu recente falecimento.
Durante a sessão, os conselheiros escolheram os nomes de Antônio Cláudio Silva Santos, Antônio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago Melo como integrantes da lista. Os nomes serão enviados ao Palácio da Redenção e caberá ao governador João Azevêdo (PSB) definir quem será o próximo conselheiro a integrar o órgão.
De acordo com as regras do quinto constitucional, a vaga que está aberta é da categoria dos auditores-substitutos de conselheiros do Tribunal de Contas. Um dos critérios de escolha é por antiguidade.
Sobre o falecimento de Marcos Costa
Marcos Costa tinha 66 anos e era conselheiro do TCE desde 2015. Ele exerceu a função de técnico de controle externo do TCE, em seguida foi promovido ao cargo de analista de Controle Externo do TCE e auditor de contas, foi coordenador da Auditoria de Aposentadorias Funções e Reformas, foi diretor de Auditoria e Fiscalização do TCE, atuou como conselheiro substituto e também como conselheiro em exercício, em substituição a diversos conselheiros titulares.
Sobre o colegiado do TCE-PB
O colegiado do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba é composto por sete conselheiros, que são Arnóbio Alves Viana, Antônio Nominando Diniz Filho, André Carlo Torres Pontes, Arthur Paredes Cunha Lima, Fábio Túlio Filgueiras Nogueira e Fernando Rodrigues Catão.
–
Portal WSCOM
Escrito por: Edney Oliveira