O multimídia e analista politico, Walter Santos, em mais uma análise em seu blog, nesta segunda-feira (26), mira nas articulações politicas que envolvem o Democratas (DEM), na Paraíba. Com reunião programada para o próximo sábado (31), que contará com a presença do presidente nacional da sigla e prefeito de Salvador, ACM Neto, o partido busca protagonismo no Estado.
Segundo WS, “todo o evento de próximo sábado é fruto de mais uma articulação política do deputado federal Efraim Filho, jovem liderança do DEM, que resolveu investir na Grande João Pessoa sabendo que o manequim para prefeito da Capital está no radar do partido, mas sem sinal livre como em Cabedelo”.
Eis a análise:
DEM mira Grande João Pessoa com anúncio de prefeito de Cabedelo aderindo à legenda; causa e efeito
A agenda dos próximos dias na Paraíba tem programação de uma festa do Democratas com direito à presença do presidente nacional, ACM Neto, também prefeito de Salvador, para celebrar a adesão de 6 prefeitos, entre os quais o de Cabedelo, Vitor Hugo, que deixa assim o PRB.
A rigor, todo o evento de próximo sábado é fruto de mais uma articulação política do deputado federal Efraim Filho, jovem liderança do DEM, que resolveu investir na Grande João Pessoa sabendo que o manequim para prefeito da Capital está no radar do partido, mas sem sinal livre como em Cabedelo.
A grande João Pessoa tem hoje lideranças de diversos partidos ao gosto do freguês e se prepara para conviver com o ex-governador Ricardo Coutinho mirando a Prefeitura da Capital, hoje ocupada pelo PV, através de Luciano Cartaxo.
ESTRATÉGICO
Ocupar Cabedelo, terceiro maior orçamento do Estado, pode significar para o DEM estrategicamente, como se diz lá na Torre, comer pela beirada.
Ressalte-se que ainda tem Conde, com prefeita do PSB, Santa Rita com PSDB, via prefeito Panta, e Bayeux tendo Berg Lima (sem partido).
REALIDADE IDEOLÓGICA
Por fim, a engenharia de Vitor Hugo casa com seu perfil ideológico porque nunca esteve próximo do socialismo girassol, mesmo porque só “votou” em Haddad para garantir o apoio de Ricardo Coutinho/João Azevêdo, mas agora se reencontra com sua gente pensando em recursos de Bolsonaro para se reeleger.
Além do mais, a dobradinha dele com o DEM já abriu portas para o engenheiro Inácio Morais assumir secretaria na Prefeitura e agora é olhar para frente.
Escrito por: Edney Oliveira

