Por Walter Santos/Portal WSCOM
O economista Marcos Formiga, ex-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
(Sudene) e ex-presidente do Centro Internacional Celso Furtado, abriu nesta sexta-feira (26), em solenidade do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), no auditório do Tribunal de Contas do Estado – Ariano Suassuna, a série da programação que culminará com a comemoração do Centenário do maior economista do País. O presidente Celso Mangueira abre a solenidade.
Durante o Fórum, Marcos Formiga citou que “a classe média opta por modelos e políticos que propõem velhas politicas superficiais para antigos problemas onde no Brasil a concentração de renda os ricos estão mais ricos e os pobres mais pobres”, afirmou o economista.
O ex-superintendente da Sudene, Juarez Farias, um dos mais importantes economistas a dar forte construção ao Estado da Paraíba, esteve ma mesa principal ao lado da deputada estadual Polyana Dutra (PSB) e da socióloga Sofia Furtado, neta do homenageado.
Juarez Farias lembra criação da Sudene por Celso Furtado e indicação de Francisco Oliveira
O economista, ex-secretário de Planejamento do Estado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Juarez Farias, lembrou, em depoimento na abertura do Centenário de Celso Furtado, que acontece no auditório Ariano Suassuna, a fase de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), antes chamada de Codene, em evento no Chile, 60 anos atrás, quando fez palestra na CEPAL e apresentou a Celso Furtado o sociólogo Francisco Oliveira para assumir o órgão.
“Fui convidado por Celso para participar da coordenação da Codene, antes da implantação da Sudene, abdicando de um salário melhor do BNDE em nome do projeto de desenvolvimento do Nordeste”, disse.
Ele lembrou que “a situação de Francisco Oliveira era tão precária para assumir a vice-presidência da Sudene que não tinha dinheiro para comprar o terno de posse, mas que superou e foi um grande apoiador de Celso Furtado em todo o tempo pela sua capacidade reconhecida”.
Juarez Farias lembrou da viagem que fez com Celso Furtado para os Estados obter recursos para primeira pesquisa do Rio São Francisco, sessenta anos atrás.
Evaldo Gonçalves lembra Celso e Juarez Farias na criação da URNE
O ex-deputado federal Evaldo Gonçalves lembrou a criação da Universidade Regional do Nordeste pelo empreendedor Edvaldo do Ó na sua implantação e criação da Escola Superior de Administração em Campina Grande.
Ele lembrou ainda que Edvaldo, sabendo do encontro da Sudene em Salvador, lhe indicou como ex-diretor para ir e consolidar recursos de viabilidade.
Segundo o mesmo, na reunião consolidou Convênio recursos para remunerar professores e estruturar, até contratar diretores da Sudene para ensinar na URNE.
Sobre o Fórum
A criação do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba é fruto de uma série de reuniões que vem ocorrendo nos últimos meses com um grupo de pessoas, profissionais e pensadores comprometidos com o desenvolvimento, que hoje estão convergindo para dar personalidade jurídica com estatuto.
O lançamento oficial, para fazer uma sintonia o centenário de Celso Furtado, em 2020 Furtado, será no dia do aniversário de 99 anos dele, dia 26 de julho próximo.
LEIA MAIS: Artigo: Rômulo Polari lembra Celso Furtado e aponta caminhos urgentes para o Brasil
Escrito por: Edney Oliveira