A Defesa Civil de João Pessoa, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) atualizaram os boletim sobre as últimas ocorrências relativas as chuvas que caem na Capital desde a última quarta-feira (12).
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) já foram registrados 495,6 milímetros de chuva em João Pessoa. O número equivale a 164% da média histórica durante o mês de junho.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão de chuvas diminuiu e o alerta de risco foi reduzido, de acordo com o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Ao todo, estão desabrigados ou desalojados aproximadamente 79 famílias.
Segundo a Semob, ainda existem pontos de bloqueio na cidade:
-Ladeira Altiplano – Cabo Branco
– Ladeira em frente ao Paço dos Leões para acessar o bairro de Cabo Branco interditada 100% devido a deslizamento de terra.
-Barreira do Cabo Branco
– Trecho interditado a partir do início da Rua Desportista José Eduardo de Holanda. Acesso bloqueado também a partir da Rua José Ramalho Brunet.
– Av. Rio Grande do Sul – Trecho entre as avenidas Maranhão e Pará interditado. Buraco no asfalto.
– Rui Carneiro – Uma faixa interditada no sentido Centro, ponto oposto à Subestação de Energia, devido a buraco na via.
– Bloqueio do acesso pela alça da Dom Pedro II desfeito. Fluxo liberado.
Pontos desbloqueados
– BR-230 totalmente liberada nos dois sentidos.
– Faixas de ônibus voltam à normalidade.
Assistência social – Equipes da Defesa Civil estarão fazendo vistoria durante todo o dia, dos imóveis do bairro São José, identificando quais moradores já podem retornar com segurança para suas casas e quais habitações não possuem mais condição de moradia. Neste caso a Defesa Civil encaminhará essas pessoas para se cadastrarem programa de Auxílio Moradia da Secretaria de Desesnvolvimento Social (Sedes).
A Sedes está abrigando famílias dos bairros São José, Padre Hildon Bandeira, Engenho Velho, São Rafael e Tito Silva.
Doações – Quem desejar realizar doações às famílias que estão sendo atendidas pela Sedes podem entregar os donativos em um dos pontos de abrigo. São eles: Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra; Ginásio da Praça Gervásio Maia, no Colinas do Sul; Centro de Referência da Cidadania (CRC) do Jardim Veneza e Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho.
Escrito por: Edney Oliveira

