As ações da Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Saúde, continuam sendo intensificadas para combater novos casos de Malária na cidade. Neste sábado (12) será realizado o Dia ‘D’ contra a doença, nas regiões de Jacumã e Carapibus. A intenção é visitar residências, procurar focos e conscientizar a população a estar junta nesta luta. A concentração acontece na Praça do Mar, em Jacumã, a partir das 9h da manhã.
Para a secretária de saúde de Conde, Renata Martins, a participação da sociedade é indispensável e essencial para ajudar nas ações. “A população está compreendendo que o combate vai além das ações realizadas pela Prefeitura. A conscientização deve estar em cada um. Só assim vamos conseguir evitar que novos casos apareçam”, ressaltou.
Materiais informativos também serão distribuídos para a população. A ideia é apresentar medidas que podem ser tomadas diariamente para evitar novos casos, como o uso de repelentes, roupas claras, mosqueteiros e evitar áreas onde o mosquito transmissor costuma se reproduzir e agir (áreas de mata e rios, principalmente no início da manhã e final da tarde).
Ação do Mosquito
O mosquito transmissor da doença é chamado de Anopheles, também conhecido como mosquito-prego. Ele é bastante comum em regiões com rios e matas, como é o caso de Conde. O que não é comum na região é a Malária, onde se aponta uma suspeita de que uma pessoa infectada trouxe a doença para a região, possivelmente, durante o período de Carnaval.
Ações de monitoramento e combate
Como forma de tranquilizar e oferecer mais segurança à população, a Secretaria colocou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jacumã em esquema de plantão excepcionalmente neste sábado.
Em relação as outras UBS’s que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira, a Secretaria de Saúde também destacou que qualquer atendimento de urgência pode ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento (Policlínica), no Centro da cidade, que funciona durante 24h.
Escrito por: Edney Oliveira
malaria
malaria