O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão declarou nesta segunda-feira (19) o apoio do seu país ao autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó.
“O nosso país pediu eleições antecipadas (…), mas infelizmente isso ainda não aconteceu. Dadas as circunstâncias, apoiamos claramente o presidente interino Guaidó e apelamos novamente ao país para que realize eleições livres e justas”, disse Taro Kono durante uma conferência de imprensa.
A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.
Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.
Nicolás Maduro, 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos. A maioria dos países da União Europeia também reconheceu Guaidó como presidente interino.
A crise política soma-se a uma grave crise econômica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país, desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.
Com informações Reuters
Portal WSCOM
Escrito por: Edney Oliveira

