Com 140 anos de circulação, o jornal “Buenos Aires Herald” anunciou seu fim nesta terça-feira (1). Em mensagem no Twitter, o jornal disse que “os funcionários do Herald foram informados de que o jornal está sendo fechado”.
A decisão foi tomada menos de um ano depois de o jornal passar para uma edição impressa semanal, culpando as condições econômicas difíceis e uma grande migração de leitores para as mídias digitais.
Fundado em 1876 por um escocês que morava na Argentina no momento em que levas de imigrantes europeus se assentavam no país, o Herald desde outubro do ano passado passou a ter apenas uma edição impressa semanal. O jornal afirmava ser o único diário em inglês em circulação na América Latina.
Muito associado à comunidade britânica na Argentina e, nos últimos anos, também à norte-americana, o “Buenos Aires Herald”, conquistou elogios por sua cobertura sobre os “desaparecidos” -pessoas que foram sequestradas, torturadas e muitas vezes assassinadas pelo Estado- durante a ditadura militar entre 1976 e 1983.
O Indalo Group detém a maior parte das ações do “Herald”, que pertence ao mesmo grupo do jornal financeiro local Ambito Financiero.

