O ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi homenageado, na noite desta quinta-feira (11), com a Medalha de Mérito Governador Antônio Mariz, pela contribuição ao desenvolvimento do Estado da Paraíba, além dos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário brasileiro. A outorga da homenagem ao ministro ocorreu em solenidade no Salão Azul do Palácio da Redenção.
A concessão da medalha ao ministro foi homologada pelo governador Ricardo Coutinho por meio do Decreto Nº 6.847 de 08 de agosto de 2016, publicado na edição do Diário Oficial do Estado da terça-feira (9). A solenidade fez parte das homenagens ao Dia do Jurista, que contou também com a reinauguração do prédio histórico da Faculdade de Direito, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que por meio do Centro de Ciência Jurídicas (CCJ), fez, antes da solenidade no Palácio, a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Herman Benjamin, no auditório da Faculdade, no Centro da Capital.
O ministro Herman Benjamin agradeceu e disse que a homenagem é extensiva ao município de Catolé do Rocha, sua terra natal. “Receber a mais alta comenda, sobretudo de seu Estado, é saber que o trabalho, mais do que a pessoa é lembrado. Nós todos, cada um de nós, tem a sua pequena história e o que não nos damos conta é que frequentemente somos exemplos para outros que se espelham na valorização da educação. Agradeço muitíssimo esta homenagem a um sertanejo de Catolé do Rocha”, comentou.
O governador Ricardo Coutinho disse que a outorga da Medalha Governador Antônio Mariz ao ministro Herman Benjamin é por sua carreira compromissada com a ética, servindo o Judiciário, aos jurisdicionados, além de contribuir com o aprimoramento e a modernização do setor jurídico brasileiro.
Herman foi eleito na última terça-feira, durante sessão administrativa do TSE, como novo corregedor, e assumirá o cargo ocupado atualmente pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, também do STJ, que deixará o TSE no dia 2 de setembro por causa do fim de seu biênio na corte. Ele tomou posse como ministro efetivo no TSE em 27 de outubro de 2015. Antes disso, foi empossado como ministro substituto na corte eleitoral em 16 de junho de 2014. Ele ocupa uma das duas vagas destinadas a ministros do STJ.

