Loureiro avalia nível da Educação na Sociedade Moderna, antes de tomar posse

Imagem Substituída

O professor José Loureiro Lopes, Pós Doutor e ex-reitor do UNIPÊ, estreou enviando para o Portal WSCOM textos exclusivos sobre reflexões que ele produz sobre a “Educação na Sociedade Moderna”, dias antes dele tomar posse no Conselho Nacional de Educação na próxima quarta-feira, em Brasilia. Ele é o paraibano a ocupar honrosa posição na cúpula da Educação brasileira, cinquenta anos depois de Demerval Trigueiro ter estado nesta posição.

Eis, a seguir, a integra de sua reflexão:

EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA

Em nossos dias, são grandes as expectativas dirigidas à educação. Muitos discursos a contemplam como solução universal para os problemas atuais: superação das desigualdades sociais, crescimento econômico, aumento da competitividade internacional do país, preparação do indivíduo para a sociedade do conhecimento, fortalecimento da democracia, preservação e defesa do meio ambiente, contribuição para o processo de humanização – entre outros.

Será que o sistema educacional realmente oferece as respostas para esses desafios? E, sobretudo, o que é uma boa educação nos tempos da sociedade moderna?


Indivíduo e Sociedade

A educação é, geralmente, entendida como a transmissão intencional de conhecimentos, de competências, de valores culturais e morais e de normas de conduta, por meio de um processo de aprendizagem. Esse processo pode ser conceitualizado a partir da sociedade (reprodução das estruturas) ou a partir do indivíduo (construção da identidade).

Portanto, as necessidades e expectativas vinculadas à educação como atividade intencional dependem da conceptualização da relação entre indivíduo e sociedade ou, no dizer da teoria sistêmica, da relação entre sistema social e sistema psíquico.

O entendimento sobre as relações entre sujeito, educação e sociedade sofreu mudanças substanciais no percurso da história. A paideia (παιδεία) da Grécia Antiga, a ideia normativa da civiltà romana no contexto educacional, o neo-humanismo europeu no século XIX e, finalmente, a visão moderna da educação como um subsistema da sociedade com múltiplas funções, são apenas algumas das numerosas facetas conhecidas.

Atualmente, estão em foco a igualdade, a liberdade, a emancipação e a autodeterminação do indivíduo. No entanto, nas sociedades “meritocratas”, orientadas em critérios de performance e certificados, a educação não é apenas um espaço sociocultural para o desenvolvimento da subjetividade, mas também um instrumento de seleção de indivíduos para determinadas posições na sociedade, um meio de ascensão social, de acesso a recursos econômicos e realizações pessoais. Pobreza educacional seria também pobreza social e econômica, e, sem competências básicas, as opções atuais e futuras são limitadas, tanto para o individuo quanto para a sociedade como um todo.

QUEM É JOSÉ LOUREIRO LOPES – Doutor em Educação pela PUC/SP (1984), Mestre em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1961), Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1970), Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1965) e Pós-doutor em Educação pela Westfãlische Wilhelms Universistãt Müster, Alemanha (1990).

É Sócio Fundador dos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ), professor do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba e membro efetivo da Academia Paraibana de Letras.

Tem experiência em gestão como Diretor do Departamento de Educação Primária, da Secretaria de Educação e Cultura (1969-1971); Secretário Geral do Tribunal de Contas do Estado (1971-1973); Diretor-Secretário de Ensino Supletivo da Secretaria da Educação e Cultura do Estado (1974-1975); Diretor-Secretário Substituto dos Institutos Paraibanos de Educação-IPÊ (novembro de 1975); Diretor dos Institutos Paraibanos de Educação-IPÊ (1972-1976); Diretor da Faculdade de Educação – UNIPÊ, desde 1969 com mandato renovado até 1978 e de 1983 a 1987; Sub – chefe do Departamento de Fundação Pedagógica/CCSA/UFPB; Coordenador do Curso de Mestrado em Educação, da UFPB, Centro de Educação (1977-1980); Coordenador de Planejamento da SEC/PB (1983- 1984); Secretário de Educação e Cultura do Estado da Paraíba e Presidente do Conselho Estadual de Educação (1984-1987); Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPB (1988-1990); Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB (1990-1992); Diretor de Patrimônio e Finanças dos Institutos de Educação (1991-1995); Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão de UNIPÊ (1994-1996); Membro do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1992-1995); Reitor do UNIPÊ (2006-2011). Além disso, é autor da Proposta aprovada pelo Ministério da Saúde para inclusão de Psicólogos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Educadores Físicos no Programa Saúde da Família, NASF (Portaria publicada no D.O.U. Nº 154 de 24. 01. 2008 do Exmo. Sr. Ministro da Saúde). É considerado referência de peso no campo da Educação do Estado da Paraíba, segundo Jornal Correio da Paraíba, Caderno 2, 01 de janeiro de 2016.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Continuada e Ensino Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão democrática da educação básica e educação superior, administração de sistemas de ensino e formação de professores.

Idiomas

– Alemão Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Escreve Razoavelmente, Lê Bem.
– Grego Compreende Pouco, Fala Pouco, Escreve Bem, Lê Bem.
– Inglês Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Escreve Bem, Lê Bem.
– Francês Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Bem, Lê Bem.
– Italiano Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Bem, Lê Bem.
– Latim Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Bem, Lê Bem.
– Português Compreende Bem, Fala Bem, Escreve Bem, Lê Bem.
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo