Um incêndio atingiu, na manhã desta segunda-feira (11), a plataforma Lone Star, da empresa Queiroz Galvão Óleo e Gás, na Baía de Guanabara. O acidente deixou 14 pessoas feridas, que foram encaminhadas para o Hospital de Clínicas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Dois feridos estão em estado grave e respiram com auxílio de aparelhos no CTI. O terceiro está em observação no quarto. Outros 11, que deram entrada na unidade, já receberam alta. A plataforma estava parada em manutenção e reparos no estaleiro Mauá, quando houve o acidente em um motor elétrico, de acordo com a empresa.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí acompanhava a apuração das causas do incêndio. Após vistoria inicial, a direção do estaleiro informou que o local não apresenta riscos aos trabalhadores e que os metalúrgicos já trabalhavam normalmente na plataforma nesta terça-feira.
A Lone Star é uma plataforma semissubmersível de perfuração, que iniciou suas operações em abril de 2011. Esta plataforma de perfuração é capaz de perfurar em águas com profundidades de até 7.900 pés e tem uma capacidade de profundidade de perfuração de até 30.000 pés, equipada para operar em profundidades típicas do pré-sal.

