Lígia recebe ministro dos Esportes e discute revezamento da Tocha Olímpica na Pa

Imagem Substituída

 Uma comitiva do Governo Federal formada pelo ministro dos Esportes, George Hilton, e representantes de vários ministérios envolvidos no revezamento da Tocha Olímpica no Brasil esteve, nessa quinta-feira (1º) em João Pessoa, para realizar uma reunião técnica sobre o evento que vai percorrer mais de 300 cidades brasileiras no próximo ano, dentro da programação que antecede as Olimpíadas Rio-2016. Eles foram recebidos pela vice-governadora Lígia Feliciano, no Salão Nobre do Palácio da Redenção. A Tocha Olímpica estará na Paraíba nos dias 2 e 3 de junho de 2016, e vai percorrer oito cidades.

Durante a reunião, foram discutidos todos os detalhes de logística do revezamento com representantes das secretarias e órgãos estaduais que vão estar envolvidos no evento. O diretor executivo da Rio-2016, general Marco Aurélio Costa Vieira, explicou detalhes do percurso da Tocha na Paraíba, e como o revezamento deve ser feito em todo o país.

Além de Campina Grande e João Pessoa, onde vai permanecer por uma noite, a tocha percorrerá as cidades paraibanas de Mamanguape, Itabaiana, Santa Rita, Sapé, Guarabira e Pedras de Fogo. O percurso vai começar no Brasil, em maio, e percorrerá todas as cidades programadas para receber o fogo olímpico até chegar no Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.

A solenidade ainda contou com a presença de atletas paraibanos que já se destacaram em competições nacionais e internacionais, a exemplo da maratonista Ednalva Laureano, a Pretinha. O ministro dos Esportes ainda entregou a dois atletas paralímpicos paraibanos um certificado de reconhecimento esportivo pela participação no programa Bolsa-Atleta por dez anos seguidos.

O campinense Damião Robson, bicampeão em jogos paralímpicos na modalidade Futebol de 5 (Atenas-2004 e Pequim-2008), e a picuiense Maria Luzineide, prata no Parapan Rio-2007 na modalidade halterofilismo, receberam a comenda.

Para a vice-governadora Ligia Feliciano, são exemplos como os dos atletas presentes na solenidade, e paratletas condecorados durante o evento, que fazem o Governo do Estado investir ainda mais no esporte e na qualidade de vida da população. “O Governo da Paraíba sempre saiu na frente quando o assunto é apoio aos nossos atletas e ao esporte. Temos grandes exemplos e teremos ainda mais conquistas, já que nossos paraibanos podem contar, por exemplo, com um grande complexo esportivo que é a Vila Olímpica Parahyba, referência nacional no esporte, para seus treinos”, disse.

O ministro George Hilton convidou os paraibanos para participarem nas ruas, junto com a chegada da Tocha Olímpica no Estado, do maior evento esportivo do mundo. “Eu quero ver os paraibanos brilharem nesse revezamento. Façam bonito. Vibrem, pois esta Olimpíada é nossa e será a maior da história. Vamos mostrar ao mundo como os brasileiros fazem bonito um evento desta magnitude”, destacou.

Novos equipamentos 

Após a solenidade que marcou a reunião técnica do revezamento da Tocha Olímpica no Estado, a comitiva formada por representantes do Governo Federal seguiu para o Centro de Treinamento de Luta Olímpica da Vila Olímpica Parahyba para fazer a entrega de equipamentos esportivos à Federação de Lutas Associadas (FPBLA), um investimento de R$ 2,8 milhões, distribuído em diversos estados.

Foram entregues equipamentos necessários para o treinamento dos atletas como tapetes, boneco e bolsa húngara. A sede da Federação atende, por meio de academias conveniadas na Capital, cerca de 500 atletas com idade mínima de 10 anos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo