Aeroporto de Campina Grande reduz consumo de energia com instalação de lâmpadas

Imagem Substituída

 A Infraero substituiu, em junho, todas as lâmpadas – fluorescentes, mistas e eletrônicas – do terminal de passageiros do Aeroporto de Campina Grande/ Presidente João Suassuna (PB) por luminárias com tecnologia LED (do inglês, light-emitting diode). O investimento foi de R$ 6,7 mil e já trouxe resultados positivos para o terminal.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Aeroporto Presidente João Suassuna registrou consumo de 238.005 Kwh durante o horário fora de ponta (período de 21 horas diárias complementares ao horário de ponta – que vai de 17h30 às 20h30 -, excluindo os sábados, domingos e feriados nacionais) –, uma redução de 11,7% em relação ao registrado entre janeiro e agosto de 2014, de 269.821 kwh. O aeroporto também registrou queda de 24% no consumo no horário de ponta, contabilizando, entre de janeiro a agosto deste ano, 16.851 kwh.

Além da instalação das lâmpadas LED, outra medida que possibilitou essa redução foi a divulgação de uma política de interna de consumo consciente de energia. “Às vezes medidas simples, como reduzir o tempo de uso de um ar condicionado, são fundamentais no resultado do mês”, explicou o superintendente do Aeroporto de Campina Grande, Roberto Germano de Souza Araújo. “Alcançar uma maior eficiência energética é motivo de orgulho para a equipe do aeroporto”, acrescentou.

Redução do consumo de água

O aeroporto paraibano também está empenhado em reduzir o consumo de água, recurso escasso na região. Em oito meses, de janeiro a agosto, foram consumidos 989 m³ de água – uma redução de 53,3 % em relação ao mesmo período de 2014.

“Esse resultado é fruto de diversos procedimentos que foram adotados desde 2013 no Aeroporto de Campina Grande com o objetivo de reduzir o consumo de água, realizando uma melhor gestão dos recursos disponibilizados”, destacou Roberto Germano, superintendente do aeroporto paraibano.

Entre esses procedimentos adotados a partir de 2013, estão:

– Reaproveitamento de água dos testes diários dos Caminhões de Combate a Incêndio (CCIs). Este projeto foi o pioneiro entre os aeroportos da Rede Infraero e no seu efetivo uso já foi registrada redução no consumo de água de aproximadamente 20%;
– Captação de água pluvial da cobertura da Seção de Combate a Incêndio (SCI) para uso no projeto piloto;
– Captação de água pluvial em 50% da cobertura do terminal de passageiros para reuso nas descargas e sanitários de uso coletivo do terminal e da manutenção;
– Substituição das torneiras convencionais por torneiras de fechamento rápido nas pias de todos os sanitários do terminal de passageiros.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo