UEPB firma parceria para criação do Centro de Monitoramento Tecnológico da Paraí

Imagem Substituída

O primeiro passo para a ampliação do registro de patentes de tecnologias desenvolvidas na Paraíba foi dado na noite desta quinta-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ao lado de diversos parceiros da área de Educação, Indústria e Tecnologia, assinaram um termo de cooperação para a criação do Centro de Monitoramento Tecnológico da Paraíba (CEMTEC/PB).

A partir de sua criação, o CEMTEC será capaz de emitir relatórios relativos às tecnologias em diversas áreas para que sejam desenvolvidas ações para promoção, capacitação, disseminação e sensibilização da Propriedade Intelectual na Paraíba. Para contribuir com esse processo será criado um Núcleo de Inovação Tecnológica entre as instituições parceiras, que possibilitará o desenvolvimento de atividades voltadas para o registro de criações desenvolvidas em todo o Estado.

O professor Rangel Junior, reitor da UEPB, ressaltou a importância da criação do CEMTEC e destacou o trabalho que já vem sendo feito no Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) da Universidade Estadual. Segundo ele, algumas patentes já foram conquistadas a partir do trabalho feito na Instituição e, com a criação desse Centro de Monitoramento, a tendência é ampliar esse quadro.

“Já conquistamos algumas patentes e temos vários outros pedidos novos. É uma área que precisamos investir mais para assegurar o registro do que é desenvolvido. Por isso, vamos fortalecer o NITT da UEPB, criando uma agência de inovação dentro da Universidade. Hoje no mundo isso é uma as principais fontes de riqueza e o desenvolvimento científico e tecnológico contribui muito para isso”, disse o reitor.

Estão ao lado da UEPB nesse projeto de assistência ao desenvolvimento tecnológico na Paraíba a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP), o SEBRAE/PB e a Fundação Parque Tecnológico (PaqTcPB). Para confirmar a necessidade de investimento nessa área, Cristina Quintella, presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), apontou que para atingir o avanço tecnológico é preciso investir em inovação.

“A Paraíba tem um potencial muito grande no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologia e é preciso explorar isso. Tivemos resultados muito significativos na Bahia, onde várias instituições são parceiras de um projeto dessa natureza e queremos ver bons resultados obtidos com pesquisas na área de inovação realizadas aqui. Por isso a união de todas essas instituições é tão importante”, disse Cristina Quintella durante sua palestra na solenidade de criação do CEMTEC – Paraíba.

Já a coordenadora do NITT da UEPB, professora Simone Silva Santos, afirmou que a partir das atividades desenvolvidas por este centro será possível capacitar pessoas, facilitar o processo de busca de patente e mercado para os produtos, além de estimular as pesquisas desenvolvidas no Estado, que têm grande potencial para serem aproveitadas no setor de inovação.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo