Cartaxo lança ciclo 2015 do Orçamento Participativo e institui votação online de

Imagem Substituída

Uma participação popular facilitada e ampliada e um acompanhamento de obras mais incisivo são as principais mudanças no Orçamento Participativo para 2015, ciclo lançado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na manhã desta quarta-feira (22). Este ano, o programa ganha o OP Online, que vai possibilitar a votação de demandas pela internet. Além disso, terá Caravanas de Acompanhamento, uma ampliação das vistorias realizadas nas obras da gestão municipal.

“Nossa gestão sempre manteve essa característica de ouvir a população e primar pelo diálogo com todos os setores da sociedade”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. De acordo com ele, o Orçamento Participativo é a ferramenta que efetiva o envolvimento da população e que norteia as ações de governo. “Vamos participar de todas as audiências, ouvir, debater detalhes e trabalhar para que ainda mais demandas sejam atendidas”, complementou.

Durante a solenidade de lançamento do ciclo 2015, foi divulgado o calendário completo de audiências públicas para 2015. Os 14 encontros, que reunirão a população, o prefeito e os secretários da gestão municipal, acontecem entre os dias 5 e 18 de maio, com abertura em Manaíra (primeira região) e encerramento nos Bancários (14ª região).

As audiências deste ano terão espaço para discutir benefícios para os bairros e falar sobre o andamento das obras já eleitas. “O Conselho do OP decidiu que as eleições de demandas passa a ter validade bianual, ou seja, as demandas eleitas em 2014 poderão ser concretizadas em 2015 e 2016. É por essa razão que este ano não teremos novas demandas eleitas nas plenárias”, explicou o secretário executivo do OP, Jackson Macedo.

A população, no entanto, poderá eleger suas obras prioritárias sem sair de casa, por um meio mais simples e acessível: a internet. Isso será possível com o OP Online, uma das inovações do programa para 2015. A ferramenta vai cadastrar os moradores da cidade, que poderão votar em uma demanda prioritária para a sua região. A votação acontecerá nos meses de maio e junho, por meio do site oficial da PMJP (joaopessoa.pb.gov.br).

Outra melhoria acontece na vistoria das obras em andamento. Elas serão ampliadas com a criação das Caravanas de Acompanhamento, que acontecerão em duas oportunidades dentro do calendário anual. “Vamos unir a equipe de conselheiros, o prefeito, secretários e vereadores para acompanhar as obras, não só as eleitas pelo OP, mas todas as que a gestão estiver executando”, explicou Jackson Macedo.

A definição das ações prioritárias dentro das eleitas pela população também passou por mudanças. A partir de agora, a ordem de prioridade não será definida pelo corpo especializado da Câmara Técnica, mas pela própria população. A ideia é dar preferência às obras que receberam mais votos na plenária, respeitando ao máximo o interesse da população.

Confira as obras que foram entregues ou iniciadas em 2015, demandadas pelo Orçamento Participativo:

JANEIRO
11/01- Inauguração do Campo Manoel Antônio Santana (Campo do Necão) – CIDADE VERDE
16/01- Inauguração USF Timbó I
23/01- Ordem de serviço para Construção Unidade de Ensino no Colinas do Sul

FEVEREIRO
19/02- Ordem de serviço para Construção Unidade de Ensino de Tempo Integral em Gramame
24/02- Inauguração USF Colinas do Sul II
26/02- Entrega da Reforma da Praça Miguel Adelino dos Santos (Roger)

MARÇO
05/03- Entrega de CREI no Geisel
 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo