Protesto de estudantes estaria ligado à sucessão no DCE e na reitoria da UFPB

Imagem Substituída

O protesto de estudantes universitários que culminou em invasão do prédio da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), deflagrada na noite de segunda-feira (30), estaria ligado diretamente ao processo eleitoral de mudanças no reitorado da instituição e no comando do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A informação foi revelada, nesta quarta-feira (1), pela coluna do jornalista e analista político do WSCOM Online, Walter Santos.

De acordo com Walter, além da busca por melhorias no atendimento e aumento de vagas de usuários do Restaurante Universitário (RU) e de uma assistência estudantil melhor, o movimento teria como base a disputa política interna na UFPB.

“Já, na questão sucessória da UFPB, pode-se admitir sem falsa comprovação de que os professores Luiz Júnior e Cida Ramos, dois pré-candidatos, têm interesse sim do debate envolvendo setores da comunidade universitária em antecipar pautas para o processo seguinte de disputa pela Reitoria”, escreve Walter.
______________________________
Leia mais
Após invasão da reitoria da UFPB, Margareth Diniz se manifesta
______________________________

Leia abaixo a coluna de Walter Santos na íntegra:

A sucessão na UFPB e no DCE é deflagrada

Nos últimos dias, a Mídia da Paraíba tem abrigado informações sobre invasão do prédio da Reitoria por estudantes universitários em busca de consolidar novas reivindicações em sua pauta normal de atividades acadêmicas e fora dela, no caso, a base política motivadora do movimento.

Com base em dados levantados junto a especialistas e pessoas que acompanham os movimentos na UFPB, parece ser evidente e bem plausível admitir que no fundo de todo o processo em curso neste momento estão: a sucessão do DCE, ou seja, parte dos estudantes integra tendências a disputar o comando da instituição e, noutro sentido, a influência de professores – pré-candidatos à sucessão na Reitoria.

No caso primeiro, a assertiva política está tão evidente que, os dados apresentados pela Reitoria mostram crescimento expressivo de cotas e apoio institucional aos estudantes carentes, na alimentação e na oferta de bolsas de estudos.

Já, na questão sucessória da UFPB, pode-se admitir sem falsa comprovação de que os professores Luiz Júnior e Cida Ramos, dois pré-candidatos, têm interesse sim do debate envolvendo setores da comunidade universitária em antecipar pautas para o processo seguinte de disputa pela Reitoria.

Toda a questão, contudo, motiva a Reitora Margareth Diniz a ter de avaliar e se posicionar claramente sobre sua sucessão, ou seja, de ter de reforçar sua candidatura à reeleição sob a pena de perder a unidade em torno de seu grupo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo