Detran intensifica fiscalizações da ‘Lei Seca’ no fim de semana

Imagem Substituída

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) intensificará as ações da Lei Seca por conta dos eventos festivos previstos para o fim de semana. De acordo com o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito, César Urach, equipes do Detran e, caso necessário, de outros órgãos, como Polícia Militar e Departamento de Estrada de Rodagem (DER), estarão em pontos estratégicos para coibir o uso de bebida alcoólica pelos condutores.

César Urach destaca que, todos os dias, equipes estão com blitzes em diversos pontos do Estado. Porém, os fins de semana exigem que o trabalho do Detran seja intensificado. “Para este fim de semana estão previstos vários eventos festivos. Sabemos que, em razão disso, aumenta muito o número de veículos nas nossas estradas e avenidas. Por isso, se faz necessário que a nossa vigilância no sentido de evitar qualquer abuso se intensifique mais”, pontuou. “Além do mais, ainda estamos no período de férias, com praias e pontos turísticos lotados e, consequentemente, grande movimentação de veículos”, acrescentou.

Punição – O dono do veículo em que for pego um condutor dirigindo alcoolizado deverá pagar uma multa de R$ 1.930. Além disso, o condutor do veículo deverá responder a um processo administrativo para a cassação da Carteira de Habilitação por um ano. Em caso de reincidência, o dono do veículo pagará uma multa de R$ 3.860 e o condutor responderá a um processo administrativo para a cassação da habilitação por dois anos. “É necessário lembrar que a multa não vai para o condutor, e sim para o veículo”, finalizou César Urach.

Balanço de 2014 – No ano passado, as ações da Operação Lei Seca, coordenada pelo Detran, flagraram 2.618 condutores dirigindo sob efeito de álcool. O mês em que houve o maior número de ocorrências foi março, com 367 flagrantes, seguido por fevereiro (349) e janeiro (303). Ainda de acordo com o balanço, foram realizadas, ao longo de 2014, 45.089 abordagens, e realizados 44.994 testes de alcoolemia (aplicação do ‘bafômetro’).

Segundo o balanço, foram aplicados 5.039 autos de infração por diversas irregularidades, como Carteira de Habilitação vencida ou pela ausência do documento no momento da fiscalização. O Detran ainda realizou a remoção de 1.605 veículos e conduziu até a delegacia 133 condutores por crime de trânsito. Ainda no período de janeiro a dezembro de 2014, 2.274 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação apreendida.

César Urach comemora a queda na relação entre testes aplicados e resultados considerados positivos por recusa ou constatação. “É um dado que nos deixa certos de que toda a nossa mobilização para preservar a vida do cidadão paraibano tem surtido efeito. Temos um motorista mais consciente, que vem aprendendo a valorizar a vida. Houve tempos em que, para cada grupo de 80 abordagens, pelo menos 25 eram consideradas positivas por recusa ou constatação”, concluiu.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo