Procuradores de João Pessoa revertem decisão contra o Município no TRT

Imagem Substituída

O pleno do Tribunal Regional do Trabalho de 13ª Região deu provimento a um Agravo de Petição interposto pelo Município de João Pessoa, desobrigando-o a pagar uma multa no valor de 5 milhões e 522 mil de reais. O valor seria pago devido a um descumprimento de acordo celebrado em 2009 com o Ministério Público do Trabalho. Com a decisão, um precatório de 278,000,00 que já havia sido expedido também será cancelado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Associação dos Procuradores de João Pessoa – APJP, o Procurador Aderaldo Cavalcanti da Silva Júnior, que realizou a defesa do Município neste processo, argumentou que, conforme determina a Súmula 410 do Superior Tribunal de Justiça, a prévia intimação pessoal do devedor constitui condição necessária para a cobrança de multa pelo descumprimento de obrigação de fazer ou não fazer. Neste mesmo sentido é também o artigo 5º, LV da Constituição Federal, que assegura o direito ao contraditório e ampla defesa, direito este cerceado no caso exposto.

Assim ao acolher a tese do Município, o relator, Desembargador Wolney de Cordeiro Macedo, reconheceu a nulidade de todos os atos processuais a contar da ausência da intimação, tornando nulos todos os fatos e atos daí decorrentes, incluindo uma multa superior a 5 milhões de reais em desfavor do Município de João Pessoa. Ainda sobre este acordo, ficou prejudicado um precatório de 278 mil reais que havia sido expedido em 2012.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo