Hospital Geral de Taperoá realiza com sucesso 2º etapa de mutirão de cirurgias

Imagem Substituída

A segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata realizadas pelo Hospital Geral de Taperoá (HGT) foi considerada um sucesso pelo diretor geral da unidade de saúde, Alex Cabral. As intervenções aconteceram nesta quarta e quinta-feira (19 e 20), quando 30 pessoas foram submetidas ao procedimento. Todos os pacientes agendados eram de Taperoá e passaram por triagem no final de setembro, quando foi realizada a primeira etapa do mutirão de catarata. Na quinta-feira à tarde aconteceu a triagem para a 3ª etapa do mutirão, na qual serão beneficiadas 100 pessoas.

“Tudo transcorreu como planejamos. O médico oftalmologista, Fabiano Brandão, que já participou da primeira etapa do programa, realizou a cirurgia em 15 pacientes na quarta à tarde e em mais 15 na quinta pela manhã. Agora nos preparamos para uma terceira etapa”, disse o diretor, frisando que na quinta-feira à tarde o médico também atendeu a pacientes que passaram pela cirurgia na primeira etapa, para uma revisão de praxe.

Na ocasião, o médico tirou dúvidas de muitos pacientes em relação à adaptação à nova vida e avaliou a necessidade de cirurgia no segundo olho para quem precisa. “Além da triagem para a terceira etapa de cirurgias, que deve se realizar em breve, o médico ainda fez atendimentos dos pacientes que já fizeram a cirurgia na primeira etapa. Muitos queriam saber sobre o que era normal em relação à adaptação da visão e queriam saber se havia indicação para cirurgia no outro olho”, explicou o diretor Alex Cabral, lembrando que os 30 pacientes que fizeram cirurgia de catarata no HGT essa semana fizeram exames pré-cirúrgicos de sangue, coagulograma e glicemia no próprio hospital.

Na 3º etapa do mutirão, a ideia é atender cerca de 12 municípios da região, aumentando o número de 30 para 100 pessoas beneficiadas com a ação. Para o superintendente do Instituto Gerir, Organização Social que administra o HGT, Edsamuel Araújo, o fato de expandir o quantitativo de pessoas beneficiadas comprova a capacidade e o compromisso da equipe do HGT com a população que ele atende. “O sucesso do mutirão nos deixa muito felizes, principalmente porque estamos fazendo um importante trabalho social ao devolver a oportunidade das pessoas voltarem a enxergar melhorando consideravelmente sua qualidade de vida”, lembrou Edsamuel Araújo. O mutirão de cirurgia de catarata é uma parceria do Hospital, que integra a rede estadual de saúde, com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo