A Unimed João Pessoa recebeu, este ano, o Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão (PPQG), a mais importante premiação da Paraíba na área de gestão. A solenidade de entrega ocorreu sexta-feira (24), na Maison Blu’nelle, na Capital, e contou com a participação de diretores, médicos e funcionários da Cooperativa, que é a maior operadora de planos de saúde do Estado, com mais de 140 mil clientes. O prêmio é uma iniciativa do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ).
Para o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno Pimentel, a premiação é o reconhecimento do investimento que a atual diretoria tem feito na profissionalização da gestão. O processo teve início em 2012 com a implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que foca na sustentabilidade, na execução das atividades por processos e na melhoria do relacionamento com os diversos públicos da organização.
Como resultado, a Cooperativa foi premiada no Nível 1. “Estamos muito contentes com a conquista deste prêmio porque é o reconhecimento de uma instituição comprovadamente séria e competente [o PPQ] das modificações realizadas na Unimed JP, que fizeram com que a Cooperativa crescesse e se tornasse mais sustentável. O resultado nos estimula a buscar níveis mais altos de excelência”, afirmou Alexandre Magno.
A diretora administrativa Tânia Menezes reforçou que o prêmio representa que a Cooperativa está avançando no profissionalismo da gestão. “Não vamos parar por aqui. Vamos alcançar o Nível 2 da Qualidade. O processo de gestão da qualidade não tem fim, deve ser contínuo”, enfatizou.
O diretor financeiro da Unimed JP, Demóstenes Cunha Lima, não pôde comparecer à solenidade, mas destacou a importância da premiação. Para ele, o prêmio é o reconhecimento externo das ações de melhoria implementadas na gestão dos processos internos. “O prêmio muito nos orgulha e sinaliza que estamos no rumo certo da qualidade”, disse.
Homenagens – A cerimônia de entrega do PPQG teve início às 20 horas. Este ano, oito empresas conquistaram o prêmio, que é dividido nos Níveis 1 e 2. Das oito premiadas em 2014, sete estão no Nível 1.
A programação foi aberta com homenagens a organizações que estão implantando o Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Essas empresas foram avaliadas e obtiveram menos de 250 pontos na avaliação, o mínimo exigido para o Nível 1.
Também houve homenagens aos administradores que trabalham como voluntários na avaliação das empresas que concorrem ao prêmio. Entre eles, há três colaboradores da Unimed JP: Rafael Silveira e Janainna Nunes, do Escritório da Qualidade; e Lindemberg Peixoto, da Assessoria de Planejamento e Controle. Eles receberam um certificado por terem “ajudado a pontuar boas práticas de gestão”. Vale ressaltar que os três colaboradores não participaram da avaliação da Unimed JP.
Em seguida, representantes das oito empresas que conquistaram o prêmio foram chamadas, um a um. O troféu da Unimed JP foi entregue ao presidente Alexandre Magno; já a diretora administrativa Tânia Menezes e a gerente da Qualidade, Hilda Toscano, receberam a placa. “Quero agradecer não pelo prêmio, mas pela premiação, pelo que ela representa: um resultado de um esforço de mudança, de uma instituição que decidiu inovar”, enfatizou Alexandre Magno.
O presidente comentou que os desafios são muitos. “Quando assumimos a gestão, percebemos que a Cooperativa encontrava-se paralisada e trouxemos uma proposta de inovação, de transformação. A partir daí, implantamos um novo modelo de gestão e contamos com a adesão de gerentes e de todos os colaboradores e esperamos alcançar ainda melhores resultados, que sejam palpáveis pelos nossos clientes e sociedade como um todo”, enfatizou, agradecendo a todos que fazem parte da Unimed JP.
Definição das ganhadoras – As empresas candidatas ao Prêmio Paraibano da Qualidade são avaliadas em dois níveis: I (250 pontos) e II (500 pontos). Para concorrer, precisam atender aos requisitos de elegibilidade e participar de todas as etapas de avaliação. Entre elas, treinamento, autoavaliação, elaboração do relatório de gestão, visita dos examinadores e avaliações da equipe.
As organizações passam por um rigoroso processo de avaliação, realizado por examinadores da qualidade, que são profissionais capacitados para exercer esta função. A fase final é legitimada por uma “Banca de Juízes”, formada este ano por representantes da sociedade, como Banco do Nordeste, Sebrae PB, Gespública e Agevisa. Ao todo participaram, de forma voluntária, cerca de 40 pessoas, entre examinadores e juízes. O resultado de 2014 foi validado no dia 15 setembro após a realização da Banca de Juízes e comunicado às vencedoras através de carta oficial.
Para conseguir a premiação, a Unimed JP precisou elaborar um relatório contendo todas as ações já implantadas na Cooperativa. Em seguida, recebeu a visita dos avaliadores do Programa Paraibano da Qualidade (PPQ) para que conhecessem os processos de trabalho de todos os setores e verificassem, na prática, as ações detalhadas no relatório. Os avaliadores também se reuniram com a Diretoria Executiva e os gestores para entender como funcionam as ações descritas.
Após a visita, os avaliadores elaboraram um relatório de avaliação e, em seguida, entregaram o documento para ser examinado por uma banca de examinadores do PPQG.