Semana do Trânsito marca dois anos da Lei Seca

Imagem Substituída

Um comboio com mais de 30 viaturas de órgãos ligados à segurança pública marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito na Capital. O evento também serviu para chamar a atenção nas ruas para a importância da Lei Seca, que está completando dois anos de implantação. As ações foram coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). O trajeto começou na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e seguiu com destino à Praça da Paz, nos Bancários, onde esperavam entidades ligadas à sociedade civil organizada.

A diretora de Engenharia do Detran-PB, Keytte Pinheiro, ressaltou a importância de conscientizar a população. “Estamos comemorando dois anos da Lei Seca e resolvemos implementar a importância dela no encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Esta é uma forma de chamar a atenção da população sobre as consequências trágicas da combinação entre álcool e volante. A ideia é conscientizar para tentar diminuir as estatísticas”, afirmou.

Ainda de acordo com Keytte Pinheiro, os trabalhos educativos junto ao público jovem também estão sendo intensificados até o final do ano. As ações acontecem junto a 17 escolas estaduais dos municípios do interior.

Este ano, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema “Cidade Para as Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”. A coordenadora da Divisão de Educação no Trânsito do Detran-PB, Abimadabe Vieira, falou sobre o alcance das ações educativas desenvolvidas junto ao público jovem: “As crianças podem ser agentes multiplicadores de uma filosofia que quebre a cultura da imprudência herdada dos adultos”.

O evento contou com a participação de integrantes de várias unidades de Departamento Municipal de Trânsito (DMTrans), ligadas ao Detran-PB. No comboio seguiram ainda representantes da CPTran, Corpo de Bombeiros, DER e guardas de trânsito municipais de várias cidades.

Na Praça da Paz, o comboio estava sendo esperado por representantes da sociedade civil organizada. O presidente do Rotary Club dos Bancários, Abelardo Maia, falou sobre a parceria com o Detran-PB para combater a violência no trânsito: “Faz tempo que desenvolvemos essa parceria junto com o Detran-PB. Entre as ações, fazemos palestras nas escolas e também trabalhos na comunidade para a conscientização das pessoas”, comentou.

Números da Lei Seca – De acordo com dados do Detran-PB, de 2012 até 21 de setembro de 2014, foram realizados 74.777 testes de bafômetro em toda a Paraíba. Desses, foram feitos 5.333 flagrantes de embriaguez e 524 prisões.

Só em 2014, foram 36.573 teste de bafômetro, resultando em 2.192 flagrantes de embriaguez. Com isso, foram executadas 29 prisões.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo