Brasília é uma das capitais do país que estimula o turismo cívico sustentável. Seguindo as pegadas brancas pintadas nas calçadas do Plano Piloto, o visitante é levado à Praça dos Três Poderes, à Esplanada dos Ministérios e aos palácios presidenciais. Já as pegadas azuis direcionam, por exemplo, ao Estácio Nacional Mané Garrincha e as amarelas, a pontos de beleza natural e obras de arte de Athos Bulcão, além da Torre de TV.
O circuito faz parte da campanha Passaporte Verde, que tem por objetivo sensibilizar o turista para ações de sustentabilidade. “Por meio de pequenas atitudes o visitante pode impactar de forma significativa a preservação e o desenvolvimento local, além de experimentar uma forma diferente e saudável de conhecer o país”, diz Isabel Barnnasque, coordenadora-geral de sustentabilidade do Ministério do Turismo.
Para conhecer os roteiros do Passaporte verde os turistas podem ainda baixar o aplicativo gratuito do programa para os sistemas iOS e Android. A campanha é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Ministério do Meio Ambiente da França.
Há também a possibilidade de fazer o roteiro de bicicleta, o que se deve à malha de ciclovias recentemente construída e ao projeto Bike Brasília, que disponibiliza bicicletas em estações distribuídas por pontos estratégicos da cidade, vários deles nos roteiros das pegadas.

