Cientistas alertam que falta de sono pode prejudicar, e muito, a saúde

Imagem Substituída

 Doenças cardíacas, diabetes, obesidade e mau funcionamento do cérebro foram vinculados ao fato de dormir pouco. A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. O processo pelo qual o déficit de sono altera a saúde, no entanto, ainda não é conhecido. A equipe da Universidade de Surrey, na Inglaterra, coletou amostras de sangue de 26 pessoas após elas terem dormido bastante – até dez horas por noite – durante uma semana.

Na segunda fase do experimento, o mesmo grupo foi submetido a uma semana de sono insuficiente – menos de seis horas por noite. Amostras de sangue foram colhidas novamente. Ao comparar as amostras, os cientistas observaram que a atividade de mais de 700 genes no organismo dos participantes foi alterada após a mudança no padrão do seu sono.

Falando à BBC, o especialista Colin Smith, da Universidade de Surrey, disse que as revelações mais importantes são os efeitos do sono insuficiente sobre inflamações e o sistema imunológico. Ele explicou que é possível estabelecer-se um vínculo entre esses efeitos e problemas de saúde como a diabetes.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo