Hospital de Trauma de João Pessoa promove campanha de doação de sangue

Imagem Substituída

Com a proximidade do carnaval, ocorre uma redução significativa no número de doações de sangue, o que compromete o estoque do Hemocentro e consequentemente o da Agência Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Visando evitar maiores problemas num período caracterizado por registrar um grande aumento no número de atendimentos na unidade hospitalar, a direção da instituição antecipa-se e promove o ‘Folia do Sangue’, uma ação que tem o objetivo de sensibilizar os funcionários e acompanhantes de pacientes para a importância da doação de sangue.

A ação consiste na realização de uma palestra proferida pela assistente social do Hemocentro, Magda Helene Pacheco, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da unidade de saúde, e na presença da unidade móvel do Hemocentro no hospital, nesta terça-feira (11), das 8h às 17h, com uma equipe para realizar a coleta de sangue.

Para a coordenadora do Serviço Social do Hospital de Trauma, Neuma Ribeiro, todos os funcionários, pacientes e acompanhantes da instituição são conscientizados para a doação voluntária de sangue. “Diariamente ministramos palestras com os usuários do Trauma, em prol de conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue. Além disso, pedimos a gentileza de todos os funcionários na multiplicação dessa ideia”, relatou.

Já a acompanhante de paciente, Ângela Weick, explicou que sua mãe precisou se submeter a uma transfusão assim que chegou ao hospital e tudo foi realizado em tempo hábil. “Só damos a devida importância à doação de sangue quando estamos precisando. O sangue que salvou a vida da minha mãe veio de uma pessoa que teve a disponibilidade de ser voluntária nesse processo, por isso faço questão de difundir esse trabalho, pois só assim poderemos salvar vidas”, explicou.

Doação do Hospital de Trauma – As doações serão feitas em uma unidade móvel do Hemocentro, que estará em frente à recepção administrativa do Hospital de Trauma, no horário das 8h às 17h. Os doadores devem comparecer ao Trauma com documentos originais com foto. Durante a ação, os voluntários também podem ser se inscrever no cadastro nacional de doadores de medula óssea.

Quem pode doar – Podem doar sangue os que têm idade entre 16 e 69 anos, que estejam em boas condições de saúde, tenham peso mínimo de 50 quilos e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou adquirido hepatite após os 11 anos de idade.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso