A Ford mostrou nesta quarta-feira um conceito que será o futuro Ka, o carro de entrada da marca no Brasil. A apresentação em Camaçari, na Bahia, onde foi desenvolvido e será fabricado em 2014, revelou apenas o compacto com cinco portas, outra novidade além da renovação completa do modelo, que pouco lembra o atual.
O carro ganhará grade frontal no mesmo padrão da nova identidade da Ford, já presente em modelos como o Fusion e o New Fiesta. A traseira terá lanternas mais verticais e invadindo menos as laterais. Com estes traços, o novo Ka será o segundo modelo global nascido no Brasil, ou seja, será vendido e produzido do mesmo jeito em diferentes regiões.
A fabricante não informou detalhes sobre motorização ou versões, apenas que ele servirá de base para o novo modelo que será lançado em 2014. O lançamento segue a linha do Ecosport, o primeiro carro global da marca desenvolvido no Brasil. A Ford espera que o novo Ka repita o sucesso do SUV brasileiro, que atualmente é vendido na Ásia e Europa.
A companhia espera que o segmento de carros compactos aumente em 35% entre 2012 e 2017, principalmente na América do Sul e Ásia, que responderão por quase metade das vendas na categoria. No mercado nacional, o novo Ka subirá de patamar para preencher o espaço de preço logo abaixo do New Fiesta, que começa em R$ 39 mil, em concorrência direta com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
A importância do novo modelo para a montadora foi ressaltada pela presença de Bill Ford, presidente do conselho mundial, na apresentação em Camaçari, de Joe Hinrichs, presidente para as Américas, além do ministro Fernando Pimentel e do governador da Bahia, Jaques Wagner.


