Velocidade média sobe 7 km/h em faixas exclusivas para ônibus em SP

Imagem Substituída

 A velocidade média dos ônibus de São Paulo subiu de cerca de 14 km/h para cerca de 21 km/h após a instalação de faixas exclusivas em 77 trechos – uma alta em torno de 50%. O número foi comemorado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) no lançamento da Semana da Mobildade, nesta quarta-feira (18).

“É muita coisa. Quase 50% de incremento da velocidade média, o que está fazendo com que muitas pessoas repensem como chegar ao trabalho, à universidade”, afirmou Haddad.

Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), a medição foi feita antes e depois da instalação das faixas. Desde o início da nova gestão, a Prefeitura de São Paulo vem realizando a instalação de faixas exclusivas para ônibus em toda a capital. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, do início do ano até segunda-feira (16), já haviam sido instalados pelo menos 169,8 km de faixas.

ão foi informado em que trechos foram feitas essas medições. O estudo completo deve ser apresentado ainda nesta quarta-feira pela SPTrans.

Aprovação

Nesta segunda-feira (16), uma pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo mostrou que a ampliação das faixas exclusivas de ônibus é apoiada por 93% dos paulistanos. Entre os mais de 800 entrevistados em agosto, 5% foram contrários à ampliação e 1% não soube ou não respondeu. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A ampliação das faixas tem sido uma das principais estratégias da gestão Fernando Haddad para melhorar o trânsito da cidade e, em especial, o deslocamento de quem utiliza o transporte público.

Uma outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira também mostrou que as faixas exclusivas são bem vistas na cidade. Elas são aprovadas por 88% dos entrevistados pelo Instituto Datafolha. Entre as pessoas que usam mais o carro, a avaliação favorável foi de 77%. Realizada na quarta-feira (11), a pesquisa ouviu 832 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Haddad afirmou nesta quarta-feira que essas pesquisas mostram o início da mudança de uma cultura em que o carro era hegemônico. “As obras eram feitas para o carro. Agora há uma inversão de prioridades, colocando o transporte público no centro das nossas atenções”, disse.

Levantamento feito pelo G1, entretanto, em sete importantes linhas do Corredor Norte-Sul, cuja faixa exclusiva para ônibus foi implantanda em etapas ao longo do mês passado, revelou que o ganho de passageiros não foi expressivo. Três das linhas perderam usuários na comparação entre agosto e maio.
Dia mundial sem carro

A Prefeitura anunciou nesta quarta que o Parque Ibirapuera ficará fechado para automóveis no domingo (22), quando se comemora o Dia Mundial Sem Carro.

A administração municipal já havia anunciado outra medida restritiva à circulação para a data: o fechamento do centro histórico para a circulação de automóveis (exceto táxis e veículos de moradores da região). A SPTrans prepara um aumento da frota de ônibus em circulação no domingo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo