Atentados deixam mais de 70 mortos na capital do Iraque

Imagem Substituída

 Uma série de ataques com carros-bomba matou mais de 70 pessoas nesta segunda-feira (27) em Bagdá, capital do Iraque.Os ataques ocorreram em áreas comerciais de bairros xiitas, segundo informou a agência de notícias Reuters.

Embora nenhum grupo tenha reivindicado as explosões desta segunda-feira, muçulmanos sunitas insurgentes e a ala iraquiana da rede terrorista da Al-Qaeda têm aumentado os ataques desde o início do ano e muitas vezes miram em bairros xiitas para tentar provocar um confronto mais amplo.

Mais de uma dúzia de explosões ocorreram em mercados e áreas comerciais em bairros da capital iraquiana, incluindo explosões seguidas a centenas de metros de distância, que mataram pelo menos 13 pessoas na região de Sadr, na capital, disseram autoridades policiais e hospitalares.

“Um motorista atingiu outro carro e saiu fingindo trazer a polícia de trânsito. Outro carro correu para pegá-lo e logo depois seu carro explodiu entre as pessoas que se reuniram para ver o que estava acontecendo”, disse a testemunha Hassan Kadhim. “As pessoas estavam gritando por ajuda e sangue cobria seus rostos”.

Mais de 700 pessoas foram mortas em ataques em abril, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a maior taxa mensal em quase cinco anos. Até agora em maio, mais de 300 morreram.

Atentados a bomba contra mesquitas xiitas e sunitas, forças de segurança e líderes tribais sunitas ao longo de um mês de aumento da violência estão aprofundando as preocupações de que o Iraque possa cair novamente em um amplo massacre de xiitas contra sunitas como o que matou milhares de pessoas entre 2006 e 2007.

As tensões entre a liderança xiita e a minoria sunita do país estão em seu pior nível desde que as tropas norte-americanas se retiraram em dezembro de 2011, e o conflito na Síria também está pressionando o frágil equilíbrio sectário no Iraque.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso