A polícia do Canadá desarticulou um grupo que planejava executar um atentado terrorista em um trem de passageiros na região de Toronto. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela polícia e por agentes de segurança canadenses.
Em entrevista coletiva na tarde de hoje, o porta-voz da Polícia Montada do Canadá, James Malizia, informou que dois suspeitos foram presos sob acusação de terrorismo.
Os dois detidos são Chiheb Esseghaier e Raed Jaser, que moram em Montreal e Toronto, respectivamente, e são acusados de “conspirar para realizar um ataque terrorista” contra um trem de passageiros.
Na coletiva, Malizia não informou qual linha de trem estaria no alvo do grupo, mas, segundo a imprensa local, seria a linha que conecta a cidade canadense de Toronto à norte-americana Nova York.
Durante a coletiva, o porta-voz da polícia canadense ressaltou que em nenhum momento existiu qualquer ameaça à segurança de passageiros e trabalhadores que frequentam o sistema de trens na região de Toronto.
De acordo com Malizia, o grupo desmantelado tinha apoio da rede terrorista Al Qaeda, responsável por vários ataques pelo mundo, entre eles o de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Segundo a polícia do Canadá, as prisões foram feitas após uma extensa investigação realizada pelos serviços de segurança canadenses, o FBI (polícia federal norte-americana) e o Departamento de Segurança Interior dos EUA.
Uma autoridade dos EUA declarou à agência de notícias Reuters que o plano terrorista desmantelado não tem qualquer conexão com o atentado a bomba durante a Maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos há uma semana.