Paraíba
No TCE/PB, hoje Comemorações alusivas ao centenário de obra de José Américo de Almeida
15/03/2024
FCJA realiza solenidade e lançamento de publicações comemorativas ao centenário de obra do famoso escritor
Integrando as comemorações do centenário do lançamento de ‘A Paraíba e Seus Problemas’, que se iniciaram no ano passado, a Fundação Casa de José Américo (FCJA) apresenta nesta sexta-feira no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, uma solenidade para lançamento de publicações comemorativas à obra literária magna do escritor paraibano José Américo de Almeida, além de um seminário. O auditório do evento, pertencente ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), está localizado à Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, no Bairro de Jaguaribe.
Em parceria com a Academia Paraibana de Letras (APL), o Instituto H⁰istórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e o Senado Federal, a solenidade promovida pela FCJA irá marcar o lançamento de dois livros: a sexta edição revisada de ‘A Paraíba e Seus Problemas’, que traz apresentação do acadêmico e ex-presidente da República José Sarney, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL); e o segundo volume do ‘Fortuna Crítica’, com diversos ensaístas que analisam a obra centenária de José Américo em diferentes abordagens: geográficas, históricas, sociológicas e literárias.
As duas obras foram editadas e impressas na Gráfica do Senado Federal. O ‘Fortuna Crítica’ tem como organizador o professor e economista Marcos Formiga, da Universidade de Brasília (UnB). “O lançamento desses dois livros é um feito institucional, marcando assim um momento de alta relevância nas comemorações do centenário do lançamento de ‘A Paraíba e Seus Problemas’. É um momento especial”, avalia o presidente da FCJA, Fernando Moura, ressaltando que as comemorações se iniciaram em 2023, mas tendo uma sequência por todo este ano de 2024.
Ainda destaca Fernando Moura: “É um material que vai se somar às comemorações que foram iniciadas no ano passado, com o lançamento de uma primeira ‘Fortuna Crítica’, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)”. Agora, continua o presidente, a FCJA lança mais uma ‘Fortuna Crítica’, desta vez em parceria com a APL, o IHGP e o Senado Federal, além da reedição do ‘A Paraíba e Seus Problemas’. “É um marco que deixa para as gerações atuais e futuras um material relevante para estudos, para análise e, até mesmo, para o deleite de quem gosta de literatura”.
“Essa iniciativa das instituições”, explica Ramalho Leite, presidente da APL, “objetiva fazer justiça ou corrigir a injustiça com uma das principais obras que edificaram a concepção e pensamento do Nordeste e do Brasil como país”. Enfatiza o acadêmico: “Este evento de 15 de março se revestirá da maior importância para o momento cultural da Paraíba, objetivando disseminar entre a juventude atual a obra sociológica, antropológica e histórica de José Américo de Almeida”.
“É uma grande honra para a nossa instituição fazer parte desse projeto coordenado pelo professor Marcos Formiga, no tocante à reedição da obra ‘A Paraíba e Seus Problemas”, diz o presidente do IHGP, Jean Patrício. “José Américo de Almeida, que foi nosso confrade, um grande entusiasta do IHGP e é, atualmente, patrono da Cadeira 50, foi um ativo sócio e um dos grandes incentivadores, inclusive da construção da nossa sede em 1955”. O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano é a instituição cultural mais antiga em funcionamento do estado da Paraíba. Ela foi fundada no dia 7 de setembro de 1905.
Já o professor Marcos Formiga aponta: “A solenidade da celebração do centenário e a homenagem ao seu autor tem um duplo propósito: disseminar o conjunto ímpar de obras de José Américo, a partir daquela que o autor considerava como a sua preferida; e um apelo aos jovens, pois a juventude brasileira, especialmente a nordestina, precisa ler e conhecer o estado da Paraíba”.
Integrante da APL e do IHGP, Francisco de Sales Gaudêncio foi o terceiro presidente da FCJA, no período de junho de 1987 a setembro de 1991. E ele avalia: “A solenidade e o relançamento da obra de José Américo de Almeida têm relevância muito grande para a Paraíba, à cultura, à classe dos intelectuais e escritores e para os jovens que estão na caminhada pelo conhecimento da obra de José Américo, o político, o literato, o antropólogo…”.
Para Sales Gaudêncio, o evento de sexta-feira tem que ser enaltecido: “Isso traz uma relevância enorme para ‘A Paraíba e Seus Problemas’, importante obra de José Américo e que ficou à margem de ‘A Bagaceira’, também de extrema importância para o regionalismo e o modernismo brasileiro”.
Jean Patrício ainda aponta: “A participação do IHGP neste projeto é de grande alegria, porque na própria obra ‘A Paraíba e Seus Problemas’ você vai encontrar várias fontes de pesquisa que foram realizadas no próprio Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Inclusive relacionadas à revista do Instituto Histórico, como também de vários autores da ‘Fortuna Crítica’ que fazem parte do IHGP, como os confrades José Octávio de Arruada Melo e Flávio Ramalho de Brito; e outros tantos companheiros. Então, para a gente, é de suma importância, porque a redação dessa obra representa um marco na cultura sociopolítica do nosso estado”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.