Paraíba

No Dia do Jornalista ALPB outorga Medalha de Mérito Jornalístico Lena Guimarães a Josélio Carneiro por seus 35 anos de imprensa


04/04/2025

Josélio Carneiro está em processo de finalização de seu novo livro "Paraíba - Senadores em Cena". (Foto: Arquivo)

Da Redação



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) outorga nesta segunda-feira 7 de abril, Dia do Jornalista, a Medalha de Mérito Jornalístico Lena Guimarães a Josélio Carneiro, por seus 35 anos na imprensa paraibana. Criada em 1995 por iniciativa do deputado Vital Filho, a honraria existe há 30 anos e já foi outorgada a 47 profissionais. Luiz Otavio, Gonzaga Rodrigues, Arimatéia Souza, Nelson Coelho, Nonato Guedes e Agnaldo Almeida foram os seis primeiros a conquistarem a medalha. O Dia do Jornalista foi criado em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI.

A sessão solene, proposição do deputado Hervázio Bezerra, tem início às 14 desta segunda-feira (7). Josélio Carneiro de Araújo, iniciou sua trajetória na Rádio Tabajara em 1989. “Agradeço a homenagem da Assembleia Legislativa que simboliza o reconhecimento aos meus 35 anos de jornalismo e duas décadas de produção literária. Nos meus livros memorialistas, páginas da trajetória de pessoas, da história de instituições. Receber a comenda no Dia Nacional do Jornalista é motivo de celebrar com colegas a profissão que abraçamos”, declarou Josélio.

Em 2019, a Assembleia Legislativa instituiu a Resolução número 1.877, de iniciativa do deputado estadual Raniery Paulino, denominando de Lena Guimarães a Medalha de Mérito Jornalístico, em homenagem a jornalista que foi referência no jornalismo paraibano e faleceu aos 18 de novembro daquele ano.

Na justificativa do projeto de resolução número 219 de 2024 o deputado Hervázio Bezerra destaca que Josélio Carneiro é graduado em Comunicação Social pela UFPB e desde 2002 publica livros na área de memórias. Em 1995 assumiu o Núcleo de Rádio da Secretaria de Comunicação do Governo e lá atuou como repórter por 22 anos.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Também foi repórter do jornal A União por cinco anos. Em 35 anos de jornalismo Josélio Carneiro foi assessor de imprensa no Comando Geral da Polícia Militar, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, Agência de Águas (AESA), Vigilância Sanitária (AGEVISA), Companhia Docas (Porto de Cabedelo), e Assembleia Legislativa da Paraíba. “Por essas e outras contribuições, por justiça e mérito, e como fruto de reconhecimento pelo incansável trabalho em prol da boa informação jornalística, não temos dúvidas de que o homenageado, Josélio Carneiro de Araújo, possuidor de um vasto curriculum, se habita ao recebimento da Medalha de Mérito Jornalístico Lena Guimarães outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba”.

No ano de 1995, em sua justificação, o deputado Vital Filho destacou: “Esta Casa, como representação maior da população desta terra, deve prestar uma homenagem de relevante valor moral, que sem sombras de dúvidas se reveste das mais justas. O profissional de imprensa que sempre observa tudo para informar, a partir de então passará também a ser observado por seu trabalho e pela sua obra em favor da cultura, da informação e da própria história contemporânea da Paraíba cuja contribuição no campo jornalístico honrou esta Nação”.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação, quando aprovou a propositura, era formada pelos deputados Gervázio Maia (presidente), Luiz Couto (relator), Zenóbio Toscano, Antônio Ivo e Vani Braga. A medalha também pode ser concedida In Memorian de militantes da imprensa já falecidos. No ano de 1995 presidia a Assembleia Legislativa da Paraíba o deputado Carlos Dunga.

Também conquistaram a medalha: Luiz Augusto Crispim, William Tejo, Luis Tôrres, Zuila David, Arimatea Souza, Lena Guimarães, Marcela Sintônio, Gisa Veiga, Biu Ramos, Gilson Souto Maior, Carlos Siqueira, Ruy Dantas, Neno Rabelo, João Costa, Adelson Barbosa, Edmilson Pereira, Adelton Alves, Marcos Alfredo, Edilane Araújo, Gerardo Rabello, Abelardo Jurema, Juarez Amaral, Astrid Bakke, João Pinto, Rômulo Azevedo, Orlando Ângelo, Josusmar Barbosa, Hermes de Luna, Manoel Raposo, Giovanni Meireles, Padre Albeni, Cristiano Machado, Petson Santos, Marcelo José, Sales Fernandes, Ana Viana, André Cananéa, Clemildo Brunet, Paulo Santos, Wanderlan Farias.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.