Música

Natal com Jazz faz 15 anos com shows e discotecagens no Centro Histórico

Com 5 atrações e várias participações especiais, o festival acontece no dia 24 de dezembro às 23h, no Vila do Porto


21/12/2023

Néctar do Groove (Foto: Divulgação 2013/Rafael Passos)

Portal WSCOM



Há 15 anos nascia o NATAL COM JAZZ, projeto inovador que virou uma verdadeira tradição na cidade, agitando o pós-ceia da capital paraibana. Em 2023, o festival acontece no Vila do Porto, Centro Histórico, dia 24 de dezembro, a partir das 23h (abertura da bilheteria). Serão 5 atrações que começam a se apresentar à meia-noite e as entradas podem ser adquiridas mais baratas antecipadamente em Sympla.com.br/vpjp ou na bilheteria do evento. O line-up desse ano conta com Burgo + Laíz de Oyá, Néctar do Groove + Mari Santana, A Fúria Negra, Furmiga Dub e DJ Topz S.A + Tarcísio em Chamas. O evento se encerra tradicionalmente ao nascer do sol, com uma farta mesa de frutas.

 

Laíz de Oyá se apresenta junto com o projeto Burgo

 

Figurinha carimbada no evento, o projeto Burgo! a casa torna em nova formação e com a participação especial de Laíz de Oyá na percussão. A banda Burgo! é liderada pelo trompetista Hidemburgo Hipólito de Oliveira, que montou o grupo após uma jornada de 17 anos na Alemanha, e seu som oscila entre os frevos, maracatus e demais manifestações populares misturadas à experimentação e improvisação do jazz, transmitindo um som único. Laíz de Oyá é artista multidisciplinar e professora, formada em Teatro pela UFPB, idealizadora do Grupo Coco de Oxum, da Sambada do Coco de Oxum e do trabalho “Encruzilhada Fêmea”; Candomblecista e percussionista autodidata, suas criações artísticas se revelam muitas vezes como um exercício de fé.

 

A noite traz como anfitrião o grupo Néctar do Groove, presente desde a primeira edição da festa, em 2008. Conhecido pelo show dançante e cheio de improvisações, o sexteto passeia por diversos estilos musicais como o baião, salsa, samba e funk, tendo sempre o jazz como pano de fundo, e neste show, convida Mari Santana para uma participação especial inédita, que promete fazer o público vibrar com essa mistura de experimentações sonoras. Mari Santana é flautista, cantora, saxofonista e compositora, bacharel em música e mestre em etnomusicologia pela UFPB. Artista da periferia, tem sua música alicerçada na cultura negra nordestina e estreiou sua carreira solo com o lançamento do EP “Doces Águas”.

 

Mari Santana se apresenta ao lado da banda Néctar do Groove (Foto: Bruna Dias)

 

Topázio Gabriel (Dijei Topz S.A) do povo Karirí Aramurú, iniciou na discotecagem no ano de 2010 e por meio de pesquisas, estudos e práticas despertou sua  curiosidade pela música nordestina brasileira, seus mestres e mestras da cultura popular entre outros artistas e projetos da música eletrônica. Autodidata, DJ Topz S.A traz em sua bagagem experimentações com o hip hop, batidas e efeitos das músicas eletrônicas mesclados com coco de roda, toré, samba, baião, maracatú, ijexá, carimbó, cumbia entre outras influências. Para o Natal com Jazz 2023, convida o trompetista Tarcísio em Chamas, nome artístico de do músico multi-instrumentista, arranjador e compositor Tarcisio Pereira, que pesquisa ritmos de matriz africana e música popular brasileira com influências do Jazz.

 

DJ Topz S.A e Tarcísio em Chamas se apresentam juntos

 

O evento traz ainda o DJ músico e produtor Furmiga Dub, que promove o encontro da cultura popular com a música eletrônica contemporânea em um set carregado de ritmos regionais como coco, ciranda e maracatu com as batidas efervescentes da bass music. Atualmente está divulgando seu último disco, Grave da Mata Vol. 2.

 

Furmiga Dub por Eric Luna

 

Ingresso Social

Os alimentos arrecadados através das vendas dos Ingressos Sociais serão destinados à CUFA Paraíba. Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela.

 

Produção

O evento tem produção da Toroh Música & Cultura LTDA, uma produtora cultural e agência artística paraibana que surgiu em 2016, mas que acumula mais de 18 anos de experiência através de outras iniciativas como Festival Mundo, Coletivo Mundo, Espaço Mundo e Festival Grito JP. Fortalecer a música feita na Paraíba é um dos principais objetivos da Toroh, que realiza eventos de grande relevância cultural com profissionalismo, além de trabalhar com artistas que apresentam a qualidade artística e a diversidade cultural de uma das regiões mais criativas do Brasil. Saiba mais em www.torohmusic.com.br.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //