O longa ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, alcançou uma marca histórica no cinema nacional. Ao ultrapassar o público de Os Farofeiros 2, a produção assumiu a quinta posição no ranking das maiores bilheterias brasileiras desde 2020.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com o feito, o filme agora figura em um seleto grupo liderado por fenômenos como Minha Mãe é uma Peça 3 (8,8 milhões de ingressos nesta década), Ainda Estou Aqui (5,7 milhões), O Auto da Compadecida 2 (4,3 milhões) e Minha Irmã e Eu (2,3 milhões).
Em meio à celebração pelos números expressivos, Kleber Mendonça Filho utilizou suas redes sociais nesta terça-feira (17) para revelar detalhes dos bastidores. O cineasta compartilhou imagens dos complexos efeitos especiais desenvolvidos pela empresa francesa McMurphy/Brom, que permitiram reconstruir cenários históricos.
“Meses de trabalho e anos imaginando as possibilidades de compor um filme”, escreveu o diretor.
O sucesso comercial do filme caminha lado a lado com sua consagração pela crítica mundial. No último domingo (15), O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional na 41ª edição do Independent Spirit Awards, em Los Angeles, reforçando sua força na temporada de premiações.
A expectativa agora se volta para a cerimônia do Oscar, que acontece no próximo mês. O longa concorre em quatro categorias fundamentais: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, para Wagner Moura.
O feito é histórico e repete o desempenho de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, que em 2004 também conquistou quatro indicações à estatueta dourada, reafirmando o atual momento de ouro do audiovisual brasileiro no exterior.