Secretário Pedro Santos é homenageado na abertura da exposição “Paraíba Primeiro Sol”, no Canoa dos Camarões, em João Pessoa

Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, homenageado na Canoa dos Camarões, em João Pessoa

Está aberta oficialmente a Exposição ‘Paraíba Primeiro Sol’, que integra a 14ª edição do Projeto Cultural do restaurante Canoa dos Camarões. A vernissage aconteceu na noite da última sexta-feira (16) e contou com uma homenagem ao secretário estadual de Cultura, Pedro Santos. A mostra fica aberta ao público até a primeira quinzena de março, das 11h às 23h.

Com casa lotada, incluindo a presença de turistas de todo o país, a abertura da exposição apresentou um conjunto de obras originais com técnicas variadas de três artistas plásticos. Algumas obras ampliadas em imagens “fine art” foram associadas a versos de três poetas, formando um conjunto estético que destaca as técnicas de cada artista e decantam o sol nascente banhando paisagens e elementos marcadamente paraibanos.

Ao receber a homenagem por sua contribuição relevante à cultura paraibana, o secretário Pedro Santos destacou a importância de o segmento privado incentivar e abrir espaço para as artes. “Eu já estive aqui no Canoa dos Camarões há um tempo e volto em uma circunstância extremamente feliz, sendo homenageado, mas fico ainda mais feliz pelo fato de ver um projeto como esse acontecendo.”

Ao interagir com o público, Pedro Santos identificou que metade das pessoas presentes naquele momento era composta por turistas, que passaram a conhecer mais da cultura paraibana. “Ver o setor produtivo também assumindo essa responsabilidade de promover e valorizar a cultura. Assim, os turistas vão sair daqui sabendo um pouco mais sobre a história da nossa produção cultural”, completou, agradecendo a homenagem e parabenizando o projeto.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Para o curador do projeto cultural, Antônio Cláudio Massa, a presença do secretário de Cultura trouxe um reconhecimento ainda maior à iniciativa, que se fortalece a cada nova edição. “Tivemos também o reconhecimento do secretário de Cultura do nosso estado, o que vem coroar esta grande apresentação de artes e gastronomia. Com isso, ficamos muito felizes com todo esse sucesso do projeto Canoa dos Camarões.”

O poeta Boisbaudran Imperiano, um dos idealizadores do Projeto Pinturas & Poesias, que caminha em paralelo ao do Canoa, também se mostrou satisfeito com a evolução das ações. “A gente começou com um sonho que se tornou realidade e hoje ele está concretizado. Cada vez mais o projeto se firma e acredito que deverá integrar o calendário cultural do estado da Paraíba. Isso dá oportunidade a poetas que até então não tinham chance de alcançar um público maior, assim como a artistas que não tinham onde expor sua arte.”

A empresária Lúcia Lyra, que com sensibilidade vem investindo em ações culturais na casa, garantiu que o projeto vai evoluir ainda mais em 2026. “Queremos surpreender o público ainda mais e já temos ações planejadas para isso.”

Sobre a exposição

Participam da exposição Paraíba Primeiro Sol os artistas plásticos Antônio Cláudio Massa, Josafá de Orós e Lúcia França, que trabalham com técnicas diferentes, como aquarela e xilogravura. As poesias são assinadas por Vânia Rocha, Boisbaudran Imperiano e Ricardo Freitas.

As obras podem ser visitadas dentro do horário de funcionamento do restaurante, das 11h às 23h. Todos os trabalhos estão à venda, assim como o catálogo da exposição, que reúne o conjunto de ilustrações. O Canoa dos Camarões está localizado em frente ao mar, na Avenida João Maurício, nº 121, em Manaíra, próximo ao Largo da Gameleira. O restaurante funciona diariamente para almoço, happy hour, jantar e eventos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo