Fest Aruanda é incluído no Calendário Oficial do Estado; 21ª edição acontece neste ano

Com 21 anos de história, o Fest Aruanda passa a integrar o calendário oficial do Estado, garantindo fomento e visibilidade ao audiovisual.

(Foto: Francisco França/Secom-PB)

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e o Governo do Estado oficializaram a inclusão do Fest Aruanda no calendário cultural e turístico estadual. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Francisco Mendes Campos (PSB) e sancionado pelo governador João Azevêdo, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (13).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O texto da lei reconhece o festival como parte do calendário oficial do Estado, destacando sua realização anual na primeira semana de dezembro, em João Pessoa. Conforme o dispositivo legal:

“Fica incluído, no Calendário Oficial de Eventos Culturais e Turísticos do Estado da Paraíba, o prestigiado e tradicional Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba, realizado na primeira semana do mês de dezembro de cada ano, no município de João Pessoa. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.”

A iniciativa do deputado Chico Mendes, acolhida pela ALPB e pelo Governo do Estado, foi recebida com entusiasmo pela direção do mais longevo festival de cinema da Paraíba, que chega à sua 21a edição em dezembro deste ano. Para o fundador do evento, Lúcio Vilar, a inclusão no calendário oficial consolida um reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas.

“É mais um gesto de valorização do Fest Aruanda, especialmente após a edição comemorativa dos 20 anos de história e a criação do Aruanda Praia, que levou cinema e música às areias de Tambaú e foi amplamente aprovada pelo público”, afirmou.

Para 2026, a organização já confirmou a realização do Aruanda Praia II, que terá um dia a mais de programação e manterá o formato de integração entre cinema e música. O festival, como um todo, terá dez dias de duração, de 2 a 11 de dezembro, com patrocínio master do Governo do Estado da Paraíba (Cagepa, Secult e Funesc), além do apoio do Grupo Energisa, BNB, Itaú, PBGás e Armazém Paraíba, por meio do ICMS Cultural e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O festival terá como patrono o saudoso maestro, compositor, roteirista e gestor cultural Pedro Santos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo