A atriz, antropóloga, escritora, poeta e artista visual, Adriana Mariz realiza ações culturais em Ouro Velho nesta quarta-feira (14), véspera de aniversário da cidade. As atividades fazem parte da programação do Cineclube Mônica Botelho criado oficialmente durante a Mostra de Cinema de Ouro Velho em 2024. Para Adriana, que é filha do saudoso ex-governador da Paraíba, Antonio Mariz e Mabel Dantas, é uma alegria poder voltar à terra dos seus ancestrais e de amigos queridos com o seu trabalho.
Programação:
14 de janeiro
17h – Cineclube Mônica Botelho no auditório Francisca Elza de L. Oliveira da Escola Municipal Roseilda Fernandes – exibição da animação ‘Vida Maria’, meditação para o dia a dia e oficina de colagem.
20h – Sarau de Ouro e Prata no Centro Histórico Idelvita Rodrigues – Lançamento do Livro do Poeta Chico de Assis, leitura de poesias de Adriana Dantas de Mariz, homenagem ao Grupo Incríveis da Betânia e apresentação musical com Luduvina Farias e Hiago Sousa.
Adriana Dantas de Mariz
Especialista em Teoria Junguiana pelo Instituto Junguiano de Brasília ; mestre em Antropologia (UnB); facilitadora em Xamanismo Matricial pelo Instituto de Pesquisas Xamânicas PAZ GÉIA-SP; Atriz. Coordena grupos de estudos interdisciplinares, voltados para a percepção do sujeito sobre si mesmo; jornada xamânica com tambor; imaginação simbólica. Participa do coletivo Colagens Antropo(i)lógicas.
Autora do livro “A Ostra e a Pérola: uma visão antropólogica do corpo no teatro de pesquisa” (Editora Perspectiva/Coleção Estudos; SP). Coautora dos Livros: “Histórias do Teatro Brasiliense” (UnB/ldA, Artes Cênicas); “Imaginário e História” (Editora Marco Zero/ Paralelo15); e “Os Livros Negros de C.G. Jung e a Descoberta da Alma” (Editora Vozes).