O historiador e escritor Sales Gaudêncio lançará, em João Pessoa, na próxima quinta-feira (11), o livro biográfico José Maranhão – Grandes Vultos que Honraram o Senado. O evento ocorrerá às 14h, na Assembleia Legislativa da Paraíba, ocasião em que o autor receberá a Medalha do Mérito José Targino Maranhão.
A honraria também será entregue à desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, viúva de José Maranhão. O livro, com 544 páginas, foi escrito pelos historiadores Francisco Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo e integra a coleção Grandes Vultos, instituída pela Resolução nº 84, de 1996, do Senado Federal, cujo objetivo é homenagear ex-senadores que se destacaram na história cultural, política e parlamentar brasileira.
Lançada originalmente em 2023, no Senado Federal, a obra terá, pela primeira vez, um lançamento na Paraíba, especialmente na casa legislativa onde José Maranhão atuou durante grande parte de sua trajetória como homem público.
Segundo Gaudêncio, o livro aborda a atuação parlamentar do político paraibano, reunindo depoimentos e registros sobre sua vida pública e pessoal. “Analisamos exaustivamente documentos oficiais das casas legislativas, publicações da imprensa; realizamos entrevistas com políticos, esposa, familiares e ex-auxiliares e reunindo esses testemunhos de pessoas próximas para compor esta obra”, afirmou.
Francisco Sales Gaudêncio é membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e autor de diversas biografias, entre elas as do empresário Joaquim da Silva, do educador Afonso Pereira e da artista visual Suanê. Com longa trajetória na docência e na gestão pública, recentemente tomou posse como sócio efetivo do P.E.N. Clube do Brasil, na categoria ensaísta.

Imagem: Agência Senado
José Maranhão
Nascido em Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal (incluindo a função de constituinte), vice-governador e governador da Paraíba em três mandatos. Também foi fundador do MDB e ocupou a presidência estadual do partido. Faleceu em 2021, em decorrência da Covid-19.
Com informações da Agência Senado.
