O Museu de História da Paraíba, inaugurado no último dia 3 de outubro, em João Pessoa, apresenta, pontualmente às 9h das sextas-feiras, a cerimônia de Troca de Guarda, tradicional rito de rigor militar e tradição cívica.
Nesta sexta (10), a cerimônia foi marcada pela precisão dos movimentos de Ordem Unida e ofereceu aos visitantes uma experiência imersiva na cultura e no apreço pelas instituições do estado.
Para o chefe da Casa Militar, coronel Marques Júnior, o evento é um verdadeiro espetáculo de disciplina e um elo vivo com o passado e a identidade da Paraíba. “A Troca de Guarda representa a substituição simbólica da guarda que protege um local, como um palácio presidencial ou real. Simboliza continuidade, disciplina, autoridade e tradição. No caso do Museu de História da Paraíba é uma demonstração de disciplina militar e profissionalismo, com os guardas executando movimentos precisos e sincronizados”, explicou.
Troca de Guarda
As cerimônias de Troca de Guarda se originaram de exercícios militares, introduzidos para melhorar a coesão e a eficácia das unidades. Podem ocorrer em diversas instituições, como quartéis, palácios presidenciais e outras instalações oficiais. Em muitos locais, a cerimônia é uma atração turística famosa, como no Palácio de Buckingham, em Londres, e no Palácio de La Moneda, em Santiago, no Chile.