O Ateliê Multicultural Elioenai Gomes recebe, neste sábado (23), o Baile Afro com o tema Celebrando Pombagira. O evento é gratuito e propõe experiências coletivas que unem cultura popular, ancestralidade e espiritualidade a partir das tradições de matriz africana.
A partir das 16h, a Feira Multicultural dá início à programação. Logo após, às 17h, acontece uma Roda de Capoeira, seguida pela roda de conversa “Pombagira e seus significados”, com Adriana Almeida (APROS), Ana Beatriz Duarte (ASTRAPA) e a professora Dra. Késia Mota (Candomblé), com mediação de Fernanda Ferreira. A performance Gira Mulher, com Jane Santos, será apresentada às 20h30, e a noite se encerra com os shows do Grupo Raízes (21h) e Coco Guiné (22h).
Nai Gomes, idealizador do evento, conta sobre a importância da criação de espaços para o diálogo e o enfrentamento dos estigmas relacionados à entidade: “Buscando revelar, buscar falar, confessar, discutir, refletir sobre o que representa Pombagira no sentido social, no sentido espiritual, no sentido humano, para que se converse, para que se fale, para que se tenha uma visão mais esclarecida sobre o que é uma gira”, afirma.
O “Baile Afro – Celebrando Pombagira” é uma realização do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e integra uma série de ações voltadas ao fortalecimento das expressões afro-brasileiras na cidade.
Programação
16h – Feira Multicultural
17h – Roda de Capoeira
19h30 – Roda de conversa: Pombagira e seus significados
20h30 – Performance Gira Mulher, com Jane Santos
21h – Show: Grupo Raízes
22h – Show: Coco Guiné