Em ascensão no cenário artístico nacional, o multiartista paraibano retorna à televisão como o repentista Tonho, personagem que conquistou o público com versos e canções criados especialmente para a trama.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp
Entre no nosso grupo e saiba tudo em primeira mão
O multiartista paraibano Juzé está confirmado no elenco de “Lá na Minha Terra”, nova novela das 18h da TV Globo, que estreia no dia 9 de novembro. Em sua terceira participação na teledramaturgia da emissora, ele volta a interpretar o carismático repentista Tonho, personagem que conquistou os telespectadores brasileiros com sua participação nas novelas “Mar do Sertão” e “No Rancho Fundo”.
Nesta novela Juzé terá como parceira de criação e atuação a multiartista potiguar Juliana Linhares, que interpretará Rosinha. Amigos de longa data, os dois já dividiram experiências musicais e lançaram uma parceria em outubro de 2025, a música “Saudade Coração”. Agora, unem seus talentos na ficção, ampliando a presença da música e da poesia na narrativa da novela.
Não conseguiu acompanhar tudo hoje?
Receba um resumo das principais notícias do WSCOM diretamente no seu e-mail, todos os dias às 19h.
Mais do que dar vida ao personagem Tonho, Juzé, ao lado da sua parceira, serão os responsáveis pela criação dos repentes que narram as tradicionais “Cenas do Próximo Capítulo”. Eles assinam a autoria dos versos, textos e músicas que transformam os acontecimentos da trama em narrativas rimadas, cantadas e interpretadas com a espontaneidade e a irreverência características da cultura popular nordestina. Um trabalho que exige criatividade, domínio da palavra, musicalidade e capacidade de traduzir a dramaturgia em poesia.
Sobre esta parceria, o artista afirma: “É uma honra para mim estar com Juliana Linhares, que é minha amiga e uma artista que eu admiro tanto, em todas as suas singularidades: como cantora, atriz e pessoa. Está sendo uma honra somar com ela em cena e em textos.”
Escrita por Mário Teixeira e dirigida por Allan Fiterman, “Lá na Minha Terra” tem como protagonistas Dira Paes (Rosenda), Matheus Solano (Almerindo) e Daniel de Oliveira (Severino). A produção também reúne outros talentos paraibanos, como Lucy Alves (Socorro), Thardelly Lima (Biró) e Suzy Lopes (Josélia). A festa de lançamento da novela aconteceu ontem (03/11), nos Estúdios Globo, com a presença do elenco e da imprensa.
A trama pretende apresentar um Nordeste para além dos estereótipos, destacando seu potencial econômico, educacional e tecnológico. “O Nordeste ainda sofre tanto preconceito por parte de algumas pessoas. Então, a gente está mostrando o Nordeste dessa vez como um polo de tecnologia importante”, explica o autor Mário Teixeira.
O folhetim ainda traz uma conexão com São Paulo, mostrando tantas pessoas que deixaram as suas terras e fizeram o êxodo para tentar a vida no Sudeste.
SOBRE JUZÉ
Cantor, compositor, poeta e ator, Juzé é um multiartista paraibano que transita por diferentes linguagens e expressões artísticas. Considerado um dos representantes da nova geração da música nordestina, ganhou projeção nacional na televisão ao interpretar o repentista Totonho em “Mar do Sertão” e “No Rancho Fundo”, novelas nas quais também assumiu a criação dos repentes que anunciavam os próximos capítulos.
Seu trabalho conquistou a identificação do público e revelou uma faceta particular de sua atuação: a de transformar a narrativa televisiva em poesia popular, com versos originais, humor e musicalidade.
Na música, constrói uma trajetória autoral que reúne referências da MPB nordestina, do forró e da poesia brasileira. Com mais de 600 obras escritas e mais de dez trabalhos lançados, entre singles, EPs e videoclipes, Juzé também tem composições gravadas por artistas como Elba Ramalho, Flávio José, Alok, Juliette e Os Gonzagas.
Nos palcos, circula pelo Brasil com diferentes formatos de shows, nos quais integra música, poesia e interpretação cênica. Já dividiu apresentações com nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Cátia de França, Lucy Alves, Pedro Luís e Monobloco, consolidando uma trajetória marcada pela versatilidade e pela valorização da identidade cultural nordestina.
Acompanhe Juzé nas redes sociais e nas plataformas digitais: https://linktr.ee/Juuzeh
Ouça: Mormaço de Fogueira: https://ffm.to/mormacodefogueira-juze
Assista os visualizers no Youtube: https://youtu.be/9Wtz8IO_GYI?si=GHLxo9kO-yZLua0E


