O grupo PriCler e as Panteronas lança nesta sexta-feira (6) o single “Deixa eu cantar aqui”, disponível em todas as plataformas de streaming. A faixa integra o primeiro álbum de estúdio do grupo “Bocaberta”, a ser lançado ainda neste semestre pela gravadora paraibana Taioba Music, e chega ao público carregando um forte discurso político e afetivo sobre o fazer artístico na Paraíba.
Composta por PriCler e Pedro Medeiros, a canção foi criada especialmente para o 8º Festival de Música da Paraíba, do qual saiu vencedora. A ideia inicial partiu de Pedro, a partir do sentimento provocado pela partida de um amigo artista para o Sudeste, evidenciando um constante “êxodo cultural” vivido por criadores nordestinos em busca de reconhecimento e condições de trabalho.
Já o verso que dá nome à música nasceu de uma experiência real e frustrante vivida pelo grupo. “A frase ‘Deixa eu cantar aqui’ ficou martelando na minha cabeça depois de um evento totalmente desorganizado que chamou a gente pra tocar e, antes de subirmos ao palco, a polícia encerrou tudo por causa do horário. Eu estava pronta, chateada, sem conseguir cantar”, relembra PriCler.
Musicalmente, a faixa transita por uma mistura intensa e pouco óbvia de referências: brega, moda de viola, música caipira, ritmos e escalas nordestinas, além do rock and roll pesado. Entre as inspirações estão nomes como Chico César, Arrigo Barnabé, além da própria cidade de João Pessoa, que atravessa a canção tanto estética quanto politicamente.
A participação especial de Chico César surgiu de forma orgânica, também a partir do festival. Após PriCler publicar um vídeo de uma apresentação nas redes sociais, o músico se interessou pela canção. As interações virtuais se intensificaram até que, no estúdio, veio o convite direto. “Resolvi arriscar e chamar Chico pra cantar com a gente. Ele simplesmente topou. No dia da gravação foi incrível. Ele é maravilhoso, super aberto, humilde e contribuiu criativamente. Foi realmente uma experiência muito especial”, conta a artista.
Diferente do lançamento anterior do grupo, o primeiro single “Assim Assim”, que aborda o amor, “Deixa eu cantar aqui” assume de forma explícita o lugar de manifesto. “Essa música é um apelo, um convite à reflexão e à discussão sobre o fazer artístico na Paraíba”, define Pri.
A canção evoca sentimentos de revolta, debate e reflexão, dialogando diretamente com a vivência do grupo enquanto artistas independentes. “A luta é o tempo todo pra ter nosso som ouvido. Existe uma panelinha da qual eu não faço parte. Sofro boicotes por não tolerar o desrespeito e não me calar diante disso”, afirma.
Mais do que um single, “Deixa eu cantar aqui” se apresenta como um grito coletivo por espaço, respeito e escuta, um retrato honesto das tensões que atravessam a cena cultural paraibana hoje.
“Deixa eu cantar aqui” está disponível em todas as plataformas de streaming musical a partir desta sexta-feira (6).
Você pode fazer o pré-save clicando aqui.
Ficha técnica “Deixa eu cantar aqui”
Composição: Priscilla Cler e Pedro Medeiros
Vozes principais: Priscilla Cler e Chico César
Backing Vocals: Bárbara Pontes e Dani Baldissera
Guitarra e Viola: Pedro Medeiros
Baixo: Bruno Alves
Percussão: Cassicobra
Bateria: Thamires Ellis
Edição e Mixagem: Bruno Alves e Pedro Medeiros
Gravação: Estúdio Angelim
Distribuição digital: Taioba Music