Diante do sucesso de público e de crítica, o espetáculo “O Deus Pródigo” da Companhia Abner volta a ser exibido mais uma vez, gratuitamente, nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, às 19h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego.
A peça inspirada em uma das parábolas mais conhecidas do Evangelho, o “Filho Pródigo”, traz desta vez uma adaptação do livro homônimo do escritor estadunidense Tim Keller.
ENTRADA GRATUITA
Usando a arte para alcançar vidas o espetáculo “O Deus Pródigo” conta com a parceria da Cidade Viva, por meio do “Projeto +1”, que tornou a entrada totalmente gratuita mediante o resgate do link https://www.sympla.com.br/evento/deus-prodigo/3283606 A ideia do projeto é que o convite seja feito por alguém conhecido para ser “+1” na vida dela.
NOITE MARCANTE E FANTÁSTICA
O diretor da Cia Abner que dirige e também atua no espetáculo, Aldo Galdino, revelou que voltar a exibir o espetáculo nesta quinta-feira dentro do “Projeto +1”, em colaboração com tantos parceiros e colaboradores, “será possibilitar viver mais uma vez noite marcante e fantástica” tanto para os atores como para o público, que lotará mais uma vez o teatro.
UMA DAS PARÁBOLAS MAIS CONHECIDAS
“O espetáculo fala de uma das parábolas mais conhecidas de todo o mundo e, ao mesmo tempo, de uma das mais profundas, porque fala de amor o tempo inteiro: amor que se entrega, que se doa, que permite ir embora, que declara afeto não pelo que possui, mas pelo que é. O espetáculo nos lembra que, quando falamos de bens materiais, tudo é finito. As grandes declarações de amor não podem ser compradas nem quantificadas. Elas se revelam na entrega, no gesto, no acolhimento — até mesmo quando um pai reparte suas vestes e entrega seu anel como sinal de reconhecimento e amor”, relata emocionado Aldo.
Para o diretor, se “foi incrível apresentar ‘O Deus Pródigo’ para um Teatro Paulo Pontes lotado na primeira exibição, voltar a um dos palcos mais importantes e simbólicos de João Pessoa – um espaço que respira cultura, história e arte –, será duplamente marcante sobretudo para um novo público:
“Tive a honra de dividir o palco com mais quatro atores que deram dão vida aos filhos dessa trama e, dentro dessa mesma narrativa, acompanhar o desenrolar da história de dois serviçais que também habitam essa casa. Quem são eles? Como chegaram ali? O que viveram? Essas perguntas costuram o espetáculo”, e completou:
ENREDO DO ESPETÁCULO
“O enredo do espetáculo é profundamente sentimental e o público foi maravilhoso. Houve frisson do início ao fim: palmas, emoção, aplausos de pé. As pessoas se permitiram sentir. E ainda foram agraciadas com brindes oferecidos pelos patrocinadores que acreditaram nesse projeto e caminharam conosco,” destacou.
NOVA ABORDAGEM DA PARÁBOLA
O espetáculo “O Deus Pródigo” traz uma nova perspectiva uma abordagem nova, profunda e transformadora da parábola do Filho Pródigo e revela que tanto o filho rebelde quanto o filho obediente estavam perdidos cada um à sua maneira. “O Tim Keller mostra que essa parábola não é apenas sobre o filho que se afastou, mas também sobre o amor radical do Pai, que convida a todos para uma nova vida baseada na graça”, explica o diretor Aldo Galdino, que acrescenta:
“A peça é reflexiva, pois traz uma mensagem que o maior escândalo da fé cristã não é o filho que vai embora, mas o Pai que corre para amar — e nos faz perguntar: em qual lugar dessa história eu estou? É uma história sobre partida, queda, saudade… e um amor que continua esperando de braços abertos. Mais do que assistir, Deus Pródigo é uma experiência. Um convite ao reencontro. Um chamado ao recomeço”, apontou Aldo Galdino, que ficou impactado com a adaptação para o teatro do livro ‘O Deus Pródigo’, de Tim Keller,” e indaga: “Quem é o verdadeiro pródigo dessa história? O filho que foi embora? O pai que espera? O filho que ficou? Ou o coração que se fechou?”
FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO
Com texto e direção de Aldo Galdino inspirado e adaptado do livro homônimo do escritor estadunidense Tim Keller, o espetáculo “O Deus Pródigo” é encenado com os atores Ailton Tomaz, Aldo Galdino, Deusa Nunes, Igor Ferreira e Taline Carvalho, com produção de Ingrid Ferreira e Juliete Vasconcelos, Sonoplastia de Júlio César, Maquiagem Kel Cerqueira, além de Figurino, Direção de Produção, Sonoplastia, Cenário e Realização da CIA de Teatro Abner.
SOBRE A CIA ABNER
A montagem do espetáculo “O Deus Pródigo” é assinada pela Companhia de Teatro Abner, que há mais de 19 anos atua na formação artística e humana em João Pessoa, com histórico marcante, incluindo 15 anos à frente do espetáculo internacional “Casa do Julgamento”, impactando mais de 100 mil pessoas. A Cia é reconhecida por produções de excelência e grande alcance de público. Mais sobre a Cia Abner no perfil do Instagram @espacoabner.
SERVIÇO
LOCAL: Espaço Cultural – Teatro Paulo Pontes
DATA: 5 de fevereiro
HORÁRIO: 19h
REALIZAÇÃO: Companhia de Teatro Abner
PARCERIA: “PROJETO + 1”