A Câmara Brasileira do Livro (CBL) abriu, nesta quinta-feira (29), as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Interessados em submeter obras publicadas em primeira edição entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025 têm até o dia 19 de março para realizar o cadastro.
De acordo com a presidente da CBL, Sevani Matos, a premiação visa fomentar a pesquisa e a ciência no Brasil, reconhecendo a produção acadêmica de autores e editores. Podem participar brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no país. Autores estrangeiros não residentes serão admitidos apenas em obras coletivas.
Uma das principais diretrizes do regulamento para 2026 é a proibição do uso de ferramentas de inteligência artificial em tarefas autorais. Conforme a organização, a identificação de tecnologias assemelhadas sem a devida declaração ou uso indevido resultará na desclassificação imediata do título.
As obras inscritas devem possuir ISBN e Ficha Catalográfica emitidos no Brasil. A seleção abrange livros individuais, coletâneas, dicionários, enciclopédias e materiais de divulgação científica.
O prêmio está dividido em 30 categorias, distribuídas em dois eixos:
-
Ciência e Cultura: Com 27 subcategorias que incluem desde Medicina e Engenharias até Artes e Filosofia.
-
Prêmios Especiais: Inclui Tradução, Divulgação Científica e a categoria de Ilustração e Infografia (nova nomenclatura).
Os vencedores receberão uma estatueta do Jabuti e uma gratificação de R$ 5 mil. As editoras correspondentes também serão premiadas com a estatueta.
Além das categorias competitivas, o Jabuti Acadêmico elegerá a “Personalidade Acadêmica” e o “Livro Acadêmico Clássico”. Para esta última, que reconhece obras de referência com no mínimo 15 anos de publicação, a consulta pública para indicações de títulos segue aberta até o dia 27 de fevereiro no site oficial da premiação.
O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no portal da Câmara Brasileira do Livro.