O ator, produtor cultural e gestor de cultura paraibano, Buda Lira participou do elenco do Agente Secreto um filme de drama, suspense e thriller político de 2025, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Cannes em 18 de maio de 2025, onde competiu pela Palma de Ouro.
Ambientado no Brasil de 1977, em pleno período da ditadura militar, O Agente Secreto acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna de São Paulo ao Recife tentando escapar de um passado misterioso.
Durante a semana de Carnaval, o que deveria ser um refúgio transforma-se em um cenário de tensão, vigilância e paranoia. Gravado em Recife, o filme é uma coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, com distribuição nacional da Vitrine Filmes.
O Agente Secreto também contou com o patrocínio da Petrobras, parceira histórica da cultura nacional. O Agente Secreto fala de memória, de democracia e da necessidade de estarmos sempre vigilantes na defesa da nossa história. Conquistou o Globo de Ouro. Está concorrendo ao Oscar em quatro categorias.
Buda Lira interpretou Anízio, um funcionário público de carreira que age como ponte para a proteção do personagem de Wagner Moura em “O Agente Secreto”. Atores e atrizes paraibanos também estão no elenco como Cely Farias, Suzy Lopes, Fafá Dantas, Joalisson Cunha, Flávio Melo, Beto Quirino e Marcio de Paula.
Ronald Lira de Souza, de nome artístico Buda Lira, é formado em Licenciatura em Educação Artística (UFPB), com especialização em Arte Educação. Ao longo dos anos participou de diversos cursos de teatro e dança, coordenados por Luiz Carlos Vasconcelos, Fauzi Arap, entre outros. Buda Lira é conhecido pelo seu trabalho em Bacurau (2019), Lamparina da Aurora (2017) e O Agente Secreto (2025). Buda Lira nasceu em Uiraúna-PB, terra da ex-prefeita de São Paulo, deputada federal, Luiza Erundina.
Com uns 40 filmes no currículo e pelo menos uns dez prêmios de peso (entre eles um troféu do Fest Aruanda por sua esplendorosa atuação em “Suspiro”). Nos últimos vinte e quatro anos, vem atuando em filmes e séries.
Como gestor cultural, presidiu a Federação Paraibana de Teatro e a Associação do Folia de Rua de João Pessoa. Foi vice-presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (FUNESC). É fundador e coordenador do Bloco Cafuçu. Coordenou, também, o Núcleo de Teatro Universitário, vinculado ao Teatro Lima Penante e participou da fundação da antiga Escola Piollin – atual Centro de Cultura Piollin – onde atuou por mais de dez anos como coordenador de planejamento.
O ator Buda Lira é filho do Auditor Fiscal da Receita Estadual da Paraíba, Major Chiquinho. Era conhecido como Chico Guarda. Guarda Fiscal era a profissão dos atuais auditórios fiscais nos estados. Era uma figura solidária, ativo na política e na boemia da cidade de Cajazeiras-PB. Sua mãe a matriarca Dona Maria do Carmo.
Sua família é composta de artistas. São seus irmãos Nanego Lira, ator de peso. Foi o padre Zezo das novelas “Mar do Sertão” e “No Rancho Fundo”. Nanego Lira é casado com a professora, gestora pública, defensora da Democracia e ex-prefeita do Conde-PB, Márcia Lucena. Buda Lira é irmão da atriz Soia Lira, uma atriz brasileira que ganhou notoriedade ao interpretar Ana no filme Central do Brasil, de Walter Salles e Maria, no filme Pacarrete, de Alan Deberton. Também são irmãos o diretor de cinema, documentarista, pesquisador e professor universitário, Bertrand Lira e Domingos Sávio, que é professor de arte e, eventualmente, ator.
“O cinema brasileiro está em um dos melhores momentos de sua história! A Paraíba está no Oscar 2026. Que honra ver o talento da nossa gente brilhando e chegando cada vez mais longe. Parabéns ao elenco paraibano do filme O Agente Secreto. Parabéns Buda Lira. Você é um orgulho para a Paraíba e para Uiraúna. Viva nosso cinema e viva nossa cultura! ”, disse a uiraunense, a doutora em Direito Ambiental, advogada Vescijudith Fernandes Moreira.
Abdias Duque de Abrantes Advogado, jornalista, servidor público, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.