O Bloco Cafuçu já iniciou oficialmente os preparativos para o carnaval 2026, reafirmando seu compromisso com a irreverência, o brega e a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa. Tradicional no calendário carnavalesco da capital paraibana, o Cafuçu desfila na sexta-feira que antecede o carnaval, reunindo foliões em um percurso marcado pelo humor e pela valorização da cultura popular.
Em 2026, o bloco presta uma homenagem especial aos 40 anos do Bloco Muriçocas do Miramar, reconhecendo sua imensa contribuição para a consolidação e fortalecimento do carnaval de João Pessoa. A homenagem dialoga diretamente com a proposta do Cafuçu de celebrar a resistência dos blocos que transformaram as ruas da cidade em espaço de expressão cultural e política.
O desfile do Bloco Cafuçu acontece no dia 13 de fevereiro de 2026, sexta-feira de pré-carnaval, das 20h à 1h, ocupando pontos estratégicos do Centro Histórico, com polos na Praça Dom Adauto, Praça Rio Branco e Avenida General Osório. A programação conta em DJs, bandas e orquestras.
Entre as atrações confirmadas estão “Caburé”, “Quem Roubou Minha Cueca”, “Orquestra Sanhauá”, “Boleros, Boletos e Litrões” (Dio Ferraz & Liviannyy), além de uma extensa programação de orquestras de arrasto e grupos da cultura popular.
Programação por polos
Praça Rio Branco
20h – DJ Lane Front
22h30 – Boleros, Boletos e Litrões (Dio Ferraz & Liviannyy)
Locução: Ana Apolinário
Praça Dom Adauto
20h – DJ Claudinha Summer
22h30 – Quem Roubou Minha Cueca
Locução: Edilson Alves
Avenida General Osório
20h – DJ Maraffo
22h – Caburé
23h30 à 1h – Orquestra Sanhauá
Orquestras de arrasto: Jampa Frevo, Máscara Negra, Mestre Quimba, Paraíso Tropical, PB Frevo, Splok, Tropicaliente, Capital do Frevo, Gambiarra do Frevo, Invasores, Araxá, AZDD – Tambaú e Santaritense.
Grupos da cultura popular: Maracatu Quilombo Nagô, Ala Ursa Sem Lenço e Sem Documento e Maracastelo.
O Bloco Cafuçu reafirma o seu compromisso com o tradicional carnaval de rua, o brega, a ocupação do Centro Histórico de João Pessoa e a valorização dos artistas e da produção cultural da Paraíba.
O Bloco Cafuçu 2026 é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Armazém Paraíba e da Funjope, apoio cultural da Codata, Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba/ Governo da Paraíba e PB Gás, e realização da Amora Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.