Início » Mídias e Entretenimento » João Pessoa sedia neste final de semana, a maior edição do FLIPARAÍBA, destaca secretário Pedro Santos

João Pessoa sedia neste final de semana, a maior edição do FLIPARAÍBA, destaca secretário Pedro Santos

Em entrevista ao repórter Anderson Costa, do Portal WSCOM, o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, apresentou os avanços do Governo do Estado nas políticas culturais e revelou detalhes sobre a próxima edição do Festival Literário Internacional da Paraíba (FLI Paraíba), que promete superar o sucesso de 2024.

Pedro ressaltou que o Governo da Paraíba vive um momento de abertura cultural para o mundo. “A gente está tentando trazer o mundo para a Paraíba. No ano passado, tivemos o FLI, quando o mundo se voltou para discutir literatura aqui no nosso estado. A primeira edição foi um sucesso”, afirmou.

Expectativa e preparativos intensos

Com humor, o secretário brincou que as “olheiras explicam o ritmo dos preparativos”, destacando o volume de trabalho por trás do festival. Segundo ele, o FLI Paraíba é um projeto de grande porte, que envolve alta complexidade e uma equipe de mais de 50 profissionais.

A programação reúne, majoritariamente, artistas e intelectuais paraibanos, mas também nomes de diversos estados brasileiros — Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas — e representantes de países lusófonos, como Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e Portugal.

O que as pessoas vão ver este ano não se compara ao ano passado. O festival ganhou uma proporção muito maior, tanto em organização quanto em conceito”, explicou Pedro.

Estrutura, atrações e diversidade

A edição 2025 receberá mais de 30 escritores do Brasil e de países de língua portuguesa. A programação contempla múltiplos públicos e linguagens, incluindo:

  • Atividades para crianças e jovens;

  • Mesas literárias e debates;

  • Programação musical de alto nível;

  • Performances, espetáculos e atrações culturais variadas.

Entre os destaques, está um concerto especial preparado exclusivamente para o FLI: Maria Gadú e a Camerata Paraíba, apontado pelo secretário como “uma experiência fantástica”.

Outros nomes já confirmados incluem Maria Naídia, Joyce Alane, Luquete, Orquestra Sanfônica da Paraíba, Balaio Nordeste, entre muitos outros.

Centro Histórico como palco da cultura

O festival será realizado novamente no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa, uma escolha estratégica e alinhada à orientação do governador João Azevêdo, que tem priorizado a valorização dessa região.

Pedro Santos lembrou que o Governo do Estado vem ampliando investimentos no Centro Histórico, com iniciativas como:

  • Reforma e ativação do Museu de História da Paraíba;

  • Construção do Parque Tecnológico, prestes a ser entregue;

  • Criação de novos equipamentos culturais, incluindo o Museu da Diáspora e o Memorial Augusto dos Anjos, em parceria com a Academia Paraibana de Letras.

Esse festival não poderia ser em outro lugar que não fosse o epicentro de tantas ações culturais do Governo do Estado”, pontuou o secretário.

Um festival que projeta a Paraíba

Com a segunda edição em expansão, o FLIParaíba fortalece o estado como um polo cultural dinâmico e internacionalmente conectado. Para Pedro Santos, o festival simboliza uma política pública que não apenas incentiva a literatura, mas também aproxima culturas, valoriza artistas locais e projeta a Paraíba no cenário global.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo