O multi-instrumentista paraibano Pedro Francisco apresenta, no dia 27 de novembro, às 20h, no Café da Usina, em João Pessoa, o show “Pedregulhos”, sua estreia em carreira solo. O espetáculo marca também o lançamento do single “Guarda-Sol”, que chega às plataformas de streaming no dia 25 de novembro, pela Taioba Music.
Conhecido por sua atuação nas bandas Papangu, Hajem Kunk e Papa Mute, Pedro inaugura uma nova fase de sua trajetória autoral. Entre o pop e o jazz, com sotaque nordestino e timbres oitentistas, o músico revela um trabalho leve, dançante e cheio de personalidade, inspirado por artistas como The Beatles, Mac DeMarco, Toninho Horta e Hermeto Pascoal.
“É um prazer poder finalmente lançar o meu trabalho solo, Pedregulhos, no Café da Usina, no dia 27 de novembro, pois são músicas que eu venho maturando já há uns 10 anos ou mais, e tenho o prazer de poder apresentar para um público. Alguns já conhecem meu trabalho por meio da Papangu, do Bicho Grilo, Papamute, Hajem Kunk e outros, mas cada um eu gosto de misturar minhas influências de uma maneira, e nesse projeto solo não é diferente, porque será um novo jeito de me ouvir, ouvir minha música de um jeito mais ampliado agora, em que eu vou trabalhar com músicos que eu já trabalho. Um grupo formado por baixo e bateria, a Ingrid Simplício no baixo e o Ewerton Ferreira na bateria, que já somaram em outros inúmeros trabalhos comigo e vão ajudar a formar esse time que vai apresentar músicas inéditas desse meu próximo trabalho que chama Pedregulhos e mistura canções instrumentais, com composições cantadas e uma diversidade de estilos, o rock, pop, jazz, a música universal do Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg, a música mineira também, de Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, é tudo a influência que vai junto com timbre dos anos 80, teclados e a guitarra, então é uma coisa que vai ser interessante”, comenta Pedro Francisco.
O novo show apresenta um lado mais intimista e acessível da produção do artista, que nos últimos anos tem explorado a fusão entre o jazz, o rock e os ritmos tradicionais do Nordeste. A canção “Guarda-Sol” sucede “Abelhas”, finalista do 8º Festival de Música da Paraíba, e ambas integram o primeiro álbum solo de Pedro, previsto para o primeiro semestre de 2026.
Com uma trajetória marcada por parcerias e colaborações em projetos de destaque, Pedro Francisco já atuou em discos como “Papa Mute” (2015), “Parahyba Vive” (Vieira, 2018), “Lampião Rei” (Papangu, 2024), eleito um dos 50 melhores álbuns do ano pela APCA, além de participações em trabalhos de artistas como Glue Trip, Juliana Salles, Nina Mundi e Itiberê Orquestra Família da França.
Serviço
Show: Pedro Francisco apresenta “Pedregulhos”
Data: 27 de novembro
Horário: 20h
Local: Café da Usina – Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá, João Pessoa
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 30 (meia social) – promocionais disponíveis no Sympla
